Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ações sofrem leve aumento com decisão tarifária de tribunal dos EUA
Publicado 29/05/2025 • 12:09 | Atualizado há 3 meses
Senadores democratas pedem a Trump que reconsidere venda de chips avançados de IA para a China
Samsung ganha espaço nos EUA e tira fatia de mercado da Apple com celulares dobráveis em alta
Applied Materials cai 13% após previsão fraca devido à demanda na China
Analista diz que intervenção do governo na Intel é ‘essencial’ para a segurança nacional dos EUA
Mercado imobiliário global segue caro: nem o mais ‘acessível’ cabe no bolso
Publicado 29/05/2025 • 12:09 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Mercado de ações.
Pixabay.
As ações globais receberam com discreto otimismo, nesta quinta-feira (29), a decisão de um tribunal dos EUA que bloqueou a maioria das tarifas abrangentes do presidente Donald Trump — com analistas observando que a questão estava longe de ser resolvida.
A Casa Branca já recorreu da decisão emitida na quarta-feira (28) pelo Tribunal de Comércio Internacional dos EUA, e Trump tem várias outras vias para perseguir seu objetivo tarifário, como apontou seu assessor econômico, Peter Navarro.
O tribunal invalidou a invocação de poderes de emergência de Trump para aplicar tarifas radicais, embora tenha deixado intocados seus impostos setoriais sobre aço, alumínio e automóveis.
Os índices americanos e asiáticos subiram com a notícia. Os principais índices europeus permaneceram praticamente estáveis no pregão da Ascensão, que era bastante fraco.
O dólar se desvalorizou em relação às principais moedas.
Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Comercial
Chefe da UE pede “Europa independente” em meio à turbulência global
“Os ganhos são menos eufóricos e mais contidos do que alguns esperavam”, disse Kathleen Brooks, diretora de pesquisa da XTB.
“O mais recente desafio legal às tarifas de Trump pode ser o início de uma longa disputa entre os tribunais e a Casa Branca, e as tarifas ainda podem ser implementadas”, disse ela.
A China — principal alvo das tarifas de Trump, mas que recentemente recebeu um adiamento temporário — instou Washington a “cancelar totalmente as medidas unilaterais injustas”.
A maior alta em Nova York foi na Nasdaq, que se beneficiou de um relatório de lucros melhor do que o esperado da gigante americana de chips Nvidia, apontando para a força do setor de tecnologia, particularmente aqueles voltados para IA.
Na Europa, porém, a percepção de que a decisão dos EUA foi pouco animadora.
A decisão, no mínimo, lançou incerteza nas negociações comerciais que os Estados Unidos estão atualmente mantendo com a União Europeia — e em um acordo que já fecharam com o Reino Unido.
Isso “não elimina a ameaça de tarifas dos EUA para a Europa nem encerra a necessidade de negociações”, disse Andrew Kenningham, economista-chefe para a Europa da Capital Economics.
A ameaça de Trump de tarifas de 50% sobre produtos da UE a partir de 9 de julho “agora parece menos crível” e “o lado da UE pode sentir menos pressão para tentar chegar a um acordo em um prazo muito curto”, disse ele.
“Ainda é razoável supor que a tarifa média dos EUA sobre as exportações de produtos da UE possa se estabilizar em torno de 10%”, disse ele.
Os preços do petróleo, que haviam subido na quarta-feira (29) devido a uma reportagem do New York Times afirmando que Israel estava considerando atacar instalações nucleares iranianas para inviabilizar as negociações entre EUA e Irã, recuaram na quinta-feira.
Trump afirmou na quarta-feira (29) que havia dito ao líder israelense Benjamin Netanyahu que tal ação seria “inadequada agora, porque estamos muito perto de uma solução” para conter o programa nuclear de Teerã.
Nas notícias corporativas, a estrela foi a Nvidia, cujas ações dispararam mais de 5% na quinta-feira (29), após a empresa reportar um lucro trimestral colossal de US$ 18,8 bilhões, apesar dos controles de exportação dos EUA sobre seus chips.
Ampliando as notícias do setor de IA, o New York Times anunciou um acordo com a Amazon para licenciar seu conteúdo nas plataformas de IA da empresa de tecnologia. As ações da Amazon subiram mais de 1%.
Principais números por volta das 10h35 no horário de Brasília
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Times | CNBC e Financial Times realizam evento em São Paulo com abertura de Fernando Haddad
Semana decisiva para política monetária com prévia do PIB brasileiro e discurso de Powell
Haddad prevê assinatura do acordo Mercosul–União Europeia até início de 2026
“Nada de Ucrânia na OTAN”, diz Trump ao pressionar por acordo de paz com a Rússia
Boletim Focus aponta inflação de 2025 abaixo de 5% e reforça expectativa de Selic em 15%