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Tarifas do Trump

Tarifas Trump ainda ‘vão incomodar’ os consumidores mesmo com bloqueio do tribunal comercial, diz economista

Publicado 30/05/2025 • 11:21 | Atualizado há 6 dias

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Um tribunal comercial federal bloqueou grande parte da agenda tarifária do presidente Trump em uma decisão na quarta-feira (28).
  • Um tribunal de apelações suspendeu temporariamente essa ordem na quinta-feira (29).
  • Mesmo que a decisão da instância inferior se mantenha, a família média perderia US$ 950 em poder de compra em 2025 como resultado das tarifas que permanecem em vigor, sobre produtos como aço, alumínio e automóveis, de acordo com uma análise do Yale Budget Lab.
  • O governo Trump sinalizou que mais tarifas podem estar a caminho para produtos farmacêuticos, semicondutores, cobre e madeira.
Presidente Donald Trump durante anúncio de tarifas em 2 de abril de 2025.

Presidente Donald Trump durante anúncio de tarifas em 2 de abril de 2025.

Daniel Torok/ White House

O destino de muitas das tarifas do presidente Trump é incerto após uma série de decisões judiciais esta semana.

Mas mesmo que o bloqueio judicial às tarifas específicas para cada país seja mantido, outras que permaneceriam em vigor — para produtos como aço e automóveis — ainda deverão custar aos consumidores quase US$ 1.000 por ano, de acordo com uma nova análise do Laboratório de Orçamento de Yale.

“Isso realmente aperta” o bolso dos consumidores, disse Ernie Tedeschi, diretor de economia do Laboratório de Orçamento de Yale e ex-economista-chefe do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca durante o governo Biden.

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As tarifas são um imposto pago sobre importações, pago por entidades americanas que importam o produto. Espera-se que as empresas repassem pelo menos parte desses custos aos consumidores.

No entanto, o impacto em dólares dessas tarifas restantes está “muito longe” do que seria se as tarifas específicas para cada país fossem mantidas, disse ele.

Na quarta-feira (28), o Tribunal de Comércio Internacional dos EUA bloqueou tarifas específicas para cada país, incluindo uma tarifa básica de 10% sobre a maioria dos países e impostos separados sobre Canadá, México e China, vinculados a alegações de tráfico de fentanil.

Um painel de três juízes concluiu que Trump excedeu sua autoridade ao invocar a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional para impor essas taxas de importação.

Um tribunal de apelações suspendeu temporariamente a ordem na quinta-feira (29), enquanto analisa o caso.

Tarifas para automóveis de aço e alumínio permanecem

No entanto, tarifas de 25% sobre aço, alumínio, automóveis e autopeças continuam em vigor, com algumas exceções, bem como certas tarifas sobre a China impostas durante o primeiro mandato de Trump e ampliadas durante o governo Biden, escreveram Jennifer McKeown e Stephen Brown, economistas da Capital Economists, em nota na quinta-feira (29).

Essas tarifas foram impostas por meio de diferentes autoridades legais.

Se a decisão do tribunal inferior for mantida, essas tarifas restantes custarão à família média US$ 950 em poder de compra em 2025, segundo a análise do Yale Budget Lab publicada na quinta-feira (29). Isso equivale a um aumento de 0,6% nos preços ao consumidor, concluiu o estudo.

Outra maneira pela qual os consumidores podem encarar esse desenvolvimento legal: a decisão judicial inicial, se mantida, economizaria mais de US$ 1.800 para as famílias este ano, disse Tedeschi.

Isso porque, em média, uma família perderia cerca de US$ 2.800 em 2025 se as tarifas específicas de cada país permanecessem, disse Tedeschi.

Nesse caso, os preços ao consumidor aumentariam cerca de 1,7% este ano, afirmou ele.

McKeown e Brown estimam que a decisão judicial reduziria a alíquota efetiva da tarifa de 15% para 6,5%. No início do ano, era de 2,5%, disseram eles.

“O impacto mais direto” das tarifas restantes será na compra de carros, disse Tedeschi. Os preços dos carros provavelmente aumentariam cerca de 8% este ano e 5% no longo prazo, disse ele.

Mas aço e alumínio são insumos em uma gama de produtos de consumo, da construção civil a eletrodomésticos.

Não é necessariamente o “fim das coisas” para as tarifas

A Suprema Corte pode ser o árbitro final para as tarifas específicas de Trump para cada país, um processo que pode levar “muitos meses”, de acordo com McKeown e Brown.

Além disso, “seria improvável que marcasse o fim da guerra tarifária, dadas as várias outras vias pelas quais o governo Trump poderia impor tarifas”, escreveram.

O governo Trump também sinalizou a intenção de impor tarifas sobre produtos adicionais, como produtos farmacêuticos, semicondutores, cobre e madeira.

A decisão judicial de ontem foi uma “decisão histórica”, disse Tedeschi. “Não espero que seja o fim de tudo.”

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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

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