Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Moody’s mantém nota de crédito do Brasil, mas altera perspectiva para estável
Publicado 30/05/2025 • 18:29 | Atualizado há 2 meses
Mark Zuckerberg anuncia ex-OpenAI como cientista-chefe do novo laboratório de IA da Meta
Empresas da Europa soam alarme com impacto de tarifas enquanto correm por acordo com os EUA
Trump diz acreditar que Powell está pronto para começar a cortar juros
Ela deixou seu emprego como farmacêutica na Walgreens para abrir uma empresa de café vietnamita — hoje, ela fatura mais de US$ 500 mil por ano
Investindo no Espaço: os meses decisivos da NASA
Publicado 30/05/2025 • 18:29 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
A agência de classificação de risco Moody’s manteve a nota de crédito soberano do Brasil em Ba1, que permanece no grau especulativo, e alterou a perspectiva do rating de positiva para estável. A decisão reflete a continuidade do crescimento econômico do país, sustentado por uma economia diversificada, com vulnerabilidade limitada a choques externos devido à posição externa favorável.
Em comunicado, a Moody’s destacou que a manutenção da nota de crédito reflete o desempenho consistente da economia brasileira e o histórico de reformas estruturais implementadas ao longo dos últimos governos. A agência ressaltou que o Brasil possui uma economia robusta, capaz de resistir a desafios externos, mas também reconheceu os avanços contínuos na consolidação fiscal.
No entanto, a alteração da perspectiva, de positiva para estável, está relacionada ao ritmo mais lento das reformas fiscais, particularmente no que diz respeito ao enfrentamento da rigidez orçamentária e ao fortalecimento da credibilidade da política fiscal. A agência de risco também observou o aumento dos encargos da dívida, um fator de risco em um cenário de pressões inflacionárias e aperto monetário.
A agência mencionou que, para que o Brasil consiga alcançar uma elevação no rating para Baa3, o país precisa avançar mais significativamente nas reformas fiscais e controlar os custos com a dívida. Se o Brasil alcançar a nota Baa3, retornará ao grau de investimento, conforme a escala da Moody’s. Até lá, a nota Ba1 continuará a refletir um grau de risco especulativo.
O Ministério da Fazenda, por sua vez, reafirmou o compromisso com a continuidade dos esforços fiscais e das reformas estruturais para garantir o crescimento econômico sustentável e o equilíbrio das contas públicas no longo prazo.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings