Novo Nordisk

CNBC Ações da Novo Nordisk sobem após lucro acima do esperado e aumento nas vendas do Wegovy

Mundo

Musk vai discutir cortes no governo dos EUA com deputados republicanos

Publicado 27/11/2024 • 22:49

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27) pelo presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, do Partido Republicano.
  • O encontro abordará ideias de reformas importantes para reduzir regulamentações, diminuir estruturas administrativas e gerar economia de custos.
  • Empresários foram indicados por Donald Trump como co-presidentes de uma nova comissão externa chamada Departamento de Eficiência Governamental.
Elon Musk.

Elon Musk.

Foto: Wikimedia Commons

Elon Musk e Vivek Ramaswamy se reunirão com líderes republicanos no Capitólio no dia 5 de dezembro para debater uma proposta de reforma governamental. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27) pelo presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, do Partido Republicano.

Elon Musk, conhecido como o homem mais rico do mundo, é CEO da SpaceX, Tesla e da plataforma de mídia social X. Vivek Ramaswamy, ex-candidato republicano à presidência, é um empresário do setor de biotecnologia. Ambos têm como objetivo central promover cortes significativos no governo e redefinir o papel das agências federais nos Estados Unidos.

De acordo com Johnson, o encontro abordará “ideias de reformas importantes para reduzir regulamentações, diminuir estruturas administrativas e gerar economia de custos”. A reunião reforça a seriedade com que os republicanos no Congresso estão tratando a iniciativa liderada por Musk e Ramaswamy.

Proposta ambiciosa para cortes no governo

Os empresários foram indicados pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, como co-presidentes de uma nova comissão externa chamada Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês). A função principal desse painel consultivo será assessorar o Escritório de Gestão e Orçamento da Casa Branca, responsável pela proposta anual de orçamento do presidente ao Congresso.

Entre as propostas defendidas por Musk e Ramaswamy estão cortes substanciais na força de trabalho federal e o fechamento de agências e órgãos reguladores. Em um artigo publicado recentemente, eles também sugeriram eliminar despesas que não tenham sido previamente autorizadas pelo Congresso e retirar financiamento de programas como a Corporação de Radiodifusão Pública, organizações internacionais e a clínica de saúde feminina Planned Parenthood.

Além disso, Musk sugeriu nesta quarta-feira (27) que o governo deveria “extinguir” o Escritório de Proteção Financeira ao Consumidor, uma agência independente. No entanto, a maioria dessas mudanças depende da aprovação do Congresso, uma vez que é a Câmara que controla os fundos destinados às agências federais.

Desafios à implementação das propostas

Embora o apoio republicano no Congresso esteja crescendo, a viabilidade de muitas dessas propostas enfrenta obstáculos significativos. A margem de maioria republicana é estreita, e os resultados finais de algumas disputas eleitorais ainda não foram confirmados.

Outro desafio está na ampla distribuição da força de trabalho federal pelos 435 distritos eleitorais do país. Qualquer medida que ameace empregos federais em um distrito provavelmente enfrentará resistência dos representantes daquela região no Congresso.

MAIS EM Mundo