CNBC
A Samsung havia anunciado um contrato que iniciava em julho de 2025, cujo seu término era dezembro de 2033.

CNBC Lucro do segundo trimestre da Samsung cai pela metade, abaixo das expectativas

Economia Brasileira

Banco Central estuda novo modelo de financiamento habitacional, afirma Galípolo

Publicado 10/06/2025 • 13:24 | Atualizado há 1 mês

Henrique Almeida, do Times Brasil

KEY POINTS

  • A iniciativa busca alternativas à tradicional caderneta de poupança, cuja queda nos depósitos tem comprometido a oferta de crédito para a compra de imóveis.
  • “A caderneta hoje oferece uma remuneração difícil de competir com outras opções disponíveis no mercado. Com o avanço da educação financeira, é natural a migração dos investidores para produtos com melhor retorno”, disse.

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, anunciou nesta terça-feira (10) que a autarquia está desenvolvendo um novo modelo para financiar o setor habitacional. A iniciativa busca alternativas à tradicional caderneta de poupança, cuja queda nos depósitos tem comprometido a oferta de crédito para a compra de imóveis.

Leia mais:

IPCA desacelera em maio; governo estuda tributar LCI para conter alta do IOF, diz Abrainc

Alckmin defende limites à publicidade de apostas e tributo maior para o setor durante fórum da ABRAS

Durante participação em evento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo, Galípolo afirmou que a redução estrutural na captação via poupança exige uma resposta do sistema financeiro. “A caderneta hoje oferece uma remuneração difícil de competir com outras opções disponíveis no mercado. Com o avanço da educação financeira, é natural a migração dos investidores para produtos com melhor retorno”, disse.

A poupança é atualmente a principal fonte de recursos para o financiamento imobiliário no país. Segundo Galípolo, a tendência de queda nos depósitos impõe ao Banco Central e às instituições financeiras o desafio de estruturar novas formas de captação. O presidente do BC afirmou que o órgão já discute soluções com agentes do setor, incluindo a Caixa Econômica Federal.

“A ideia é construir uma ponte entre o modelo anterior e um novo sistema baseado em captação no mercado, que garanta sustentabilidade e segurança ao setor”, explicou. A expectativa é de que as propostas sejam apresentadas em breve, com o objetivo de assegurar a continuidade do crédito habitacional e sua participação na economia brasileira.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira