Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Irã e Israel trocam ataques pesados e número de vítimas aumenta; saiba o que acontece no 3º dia de conflito
Publicado 15/06/2025 • 14:55 | Atualizado há 4 meses
BREAKING NEWS:
TRUMP LIGA PARA LULA E NEGOCIAÇÃO DO TARIFAÇO FOI PRINCIPAL TEMA DE CONVERSA QUE DUROU MEIA HORA
Sam Altman e o risco do Sora, app de vídeos por IA da OpenAI: “Espero que a Nintendo não nos processe”
Selena Gomez não tinha dinheiro para ir ao primeiro teste — agora ela é uma empresária de mais de US$ 1 bi
Jim Cramer discorda de Warren Buffett sobre este conselho clássico de investimento — entenda o motivo
Ex-funcionário da Meta lidera busca nacional da OpenAI por data centers Stargate há 10 meses
Taylor Swift fatura US$ 33 milhões nos EUA com ‘festa de lançamento’ do álbum The Life of a Showgirl
Publicado 15/06/2025 • 14:55 | Atualizado há 4 meses
Imagem de arquivo. Bandeiras tremulam sobre uma ponte enquanto uma densa coluna de fumaça e fogo sobe de uma refinaria de petróleo no sul de Teerã, após ser atingida por um ataque noturno de Israel, em 15 de junho de 2025.
Atta Kenare/AFP
No terceiro dia de confronto entre Irã e Israel, as tensões continuam a tona. No domingo (15), ambos os países trocaram pesados ataques aéreos, com o número de vítimas aumentando após os ataques em larga escala de Israel para prejudicar a infraestrutura nuclear e militar do Irã, provocando retaliações.
Veja abaixo os principais acontecimentos até o momento sobre o terceiro dia de conflito.
O chefe de inteligência da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) e outros dois generais foram mortos em ataques israelenses neste domingo (15).
Novos ataques israelenses atingem Teerã e outras cidades iranianas pelo terceiro dia consecutivo, enquanto o Irã lança ataques retaliatórios contra Israel. As informações são da agência de notícias estatal IRNA.
Segundo a agência de notícias estatal Irna, o exército israelense detonou neste domingo (15) cinco carros-bombas na capital do Irã, Teerã. Segundo uma fonte da agência, as explosões aconteceram após as defesas aéreas do país conseguirem repelir os ataques de Israel.
Citando uma fonte informada, disse que as explosões ocorreram depois que as defesas aéreas iranianas repeliram com sucesso a última onda de ataques israelenses no país.
Um funcionário israelense, falando com a emissora pública Kan,
negou a reivindicação e qualquer envolvimento israelense.
Segundo a AFP, o Ministério da Saúde do Irã informou no domingo que três dias de ataques israelenses no país mataram 224 pessoas e feriram mais de 1.200.
“Após 65 horas de agressão do regime sionista, 1.277 pessoas ficaram feridas. 224 mulheres, homens e crianças foram martirizados”, escreveu o porta-voz do ministério, Hossein Kermanpour, no X, acrescentando que 90% dos mortos eram civis.
نتیجه تاسفبار این شعار دروغین که «دولت اسرائیل کاری به ملت ایران ندارد و اهداف فقط نظامی است!» بعد از گذشت ۶۵ ساعت از تجاوز رژیم صهیونی، بستری تعداد ۱۴۸۱ مصدوم و شهید است که ۱۲۷۷ نفر در بیمارستانهای دانشگاهی کشور بستری شده و بیش از ۹۰ درصد غیر نظامی! از این تعداد ۵۲۲ نفر ترخیص…
— حسین کرمانپور Hossein.Kermanpour (@HKermanpour) June 15, 2025
Em meio ao confronto entre Israel e Irã, fontes disseram para a agência de notícias Reuters que o presidente dos Estados Unidos Donald Trump vetou em Washington um plano israelense de matar o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei.
Em Israel, os ataques na madrugada de sábado e domingo deixaram dez mortos e mais de 200 feridos, segundo os serviços de emergência e a polícia, elevando o número de mortos de sexta-feira para 13. Durante a madrugada e começo desta manhã, o Irã lançou mais mísseis balísticos contra Israel.
Leia mais:
Trump diz que Irã e Israel podem chegar a um acordo e cita reuniões em andamento
Saiba como foi o segundo dia de conflito entre Irã e Israel
Segundo a agência de notícias Tasnim, pelo menos 50 mísseis foram lançados pelos iranianos rumo ao estado israelense.
Já Israel atacou diversas áreas diferentes em Teerã, incluindo Niavaran ao norte, e ao redor das praças Valiasr e Hafte Tir, no centro da cidade. Segundo a agência Tasnim, vários bairros residenciais de Teerã, assim como instalações militares e nucleares, foram atacadas em todo o país.
This is the capital of Iran, Tehran, tonight.
— Hananya Naftali (@HananyaNaftali) June 14, 2025
Israel promised that if the regime targets Israeli civilians, it will pay a very heavy price. There is currently a widespread power outage in northern Tehran. pic.twitter.com/SzlSVfntQ7
No Irã, pelo menos 128 pessoas, incluindo mulheres e crianças, morreram e cerca de 900 morreram em ataques israelenses, segundo o jornal Etemad, citando o Ministério da Saúde. O primeiro-ministro israelense foi para um local atingido por um míssil iraniano em Bat Yam, no centro de Israel.
Em Teerã, o governo anunciou que mesquitas, estações de metrô e escolas serviriam de abrigo para a população a partir da noite de domingo.
The Islamic Regime in Iran is shooting missiles at Israeli civilians.
— Vivid.🇮🇱 (@VividProwess) June 15, 2025
Where is the outrage?
Where is the UN?
Where are the world leaders?
Their silence is deafening. pic.twitter.com/h4S51OBuir
Na frente de conflito em Gaza, os disparos do exército israelense mataram pelo menos 23 pessoas desde o amanhecer, incluindo 11 pessoas que esperavam para receber ajuda. Corpos de pelo menos 65 palestinos foram levados para hospitais em Gaza nas últimas 24 horas.
Em vídeo publicado nas redes sociais, mostra vários pontos da capital iraniana com fumaça na área de Jamaran, enquanto outro vídeo mostra fumaça após um ataque perto da Praça Valiasr.
تهران، حوالی جمسنتر جماران pic.twitter.com/1ymxxZTh0v
— RojanAzadi2(اکانت دوم) (@RojanAzadi2) June 15, 2025
Segundo a agência de notícias AFP, o presidente Donald Trump disse neste domingo à rede de notícias ABC News que os Estados Unidos poderiam se envolver no conflito Irã-Israel e que ele estaria “aberto” a que seu colega russo, Vladimir Putin, fosse mediador.
“É possível que nos envolvamos” na batalha em andamento entre os principais inimigos do Oriente Médio, disse Trump. O chefe do Executivo norte-americano também reforçou que o presidente russo poderia ser um mediador no conflito, pois “ele está pronto. Ele me ligou para falar sobre isso. Tivemos uma longa conversa sobre isso”.
O Irã lançou uma nova onda de mísseis contra Israel neste domingo (15), quando o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu alertou que Teerã “pagará um preço muito alto” após a morte de uma dúzia de civis.
Em Israel, que continua seus ataques contra instalações militares e depósitos de combustível em solo iraniano, uma população foi convocada a se abrigar em refúgios pelo terceiro dia consecutivo, enquanto soavam os alertas para a chegada de mais uma salvação de mísseis balísticos disparados pelo Irã.
Leia também:
Israel e Irã trocam ataques pelo terceiro dia consecutivo enquanto negociações nucleares são canceladas
Todas as notícias sobre a tensão que assola o Oriente Médio
O objetivo de Israel é atacar “todas as instalações e alvos do regime” no Irã, disse Netanyahu no sábado.
O conflito começou na sexta-feira (13), quando o Exército israelense lançou um ataque sem precedentes e em larga escala contra o Irã, com o objetivo declarado de impedi-lo de adquirir armas nucleares.
Após décadas de guerra indireta e operações pontuais, esta é a primeira vez que dois países se envolvem em um confronto militar tão intenso.
O exército israelense também informou que sua força aérea atacou o aeroporto de Mashhad, no nordeste do Irã, no domingo, o mais recente movimento no que chama de ofensiva contra instalações militares e nucleares da república islâmica.
“Há pouco tempo, a IAF (Força Aérea Israelense) atingiu uma aeronave iraniana de reabastecimento aéreo no aeroporto de Mashhad, no leste do Irã, a aproximadamente 2.300 quilômetros (1.430) de Israel”, acrescentando que foi “o ataque de maior alcance realizado desde o início da operação” que começou na sexta-feira.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
COP30 abre corrida por negócios verdes e coloca Brasil no centro da transição climática
Brasil vive desafio de cumprir meta climática, apesar de extrair mais petróleo e gás
Crise do metanol derruba até 50% das vendas de bebidas alcóolicas em São Paulo
EXCLUSIVO: IA vai transformar relação entre trabalho e tecnologia em quatro anos, diz presidente da IBM América Latina
BeFly lidera ecossistema do turismo na América Latina e mira crescimento sustentável com tecnologia e inclusão