Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Protestos pelo mundo marcam atos contra o genocídio em Gaza; no Brasil, manifestantes pedem rompimento com Israel
Publicado 15/06/2025 • 16:54 | Atualizado há 3 meses
Com 7,8%, economia da Índia cresce acima do esperado no comparativo anual fechado em junho
CEO da Nvidia, Jensen Huang, diz que levar chip de IA Blackwell para a China ‘é uma possibilidade real’
Por dentro da luxuosa cobertura de US$ 17 milhões de Luta de Classes, filme de Spike Lee
Trump antecipa tarifação das blusinhas nos EUA e causa apreensão nos mercados, marcas e consumidores
Movimento global para proteger crianças de crimes na internet impulsiona onda de tecnologias de segurança em IA
Publicado 15/06/2025 • 16:54 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Neste domingo (15), dezenas de milhares de manifestantes tomaram as ruas da cidade de Haia, na Holanda, em um grande ato pró-Palestina que exigiu o fim da guerra em Gaza e cobrou uma posição mais firme do governo holandês. Estima-se que mais de 150 mil pessoas participaram do protesto, segundo a organização Oxfam.
A manifestação, a segunda em quatro semanas, seguiu em direção ao Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), que atualmente julga o processo movido pela África do Sul contra Israel por suposto genocídio no território palestino.
Leia mais
Confira os últimos desdobramentos do conflito entre Israel e Irã
O protesto foi organizado por diversas entidades de direitos humanos, como Anistia Internacional e Oxfam, que denunciaram a inação do governo holandês diante da escalada do conflito.
Com cartazes, cantos e discursos, os manifestantes formaram uma “linha vermelha” simbólica diante do TIJ, numa tentativa de pressionar autoridades a se posicionarem contra os ataques israelenses, que, segundo dados locais, já resultaram em mais de 55 mil mortes palestinas em mais de 20 meses de guerra.
O premiê Dick Schoof reconheceu a mobilização, classificando-a como “sem precedentes”, e afirmou que o governo segue empenhado em buscar soluções para o fim da violência e do bloqueio humanitário em Gaza.
“Vemos e ouvimos vocês. Nosso objetivo é o mesmo: acabar com o sofrimento em Gaza o mais rápido possível”, publicou em sua conta no X.
De beelden en verhalen uit Gaza snijden door je ziel. Het menselijk leed is ongekend en onverteerbaar. Duizenden mensen lieten vanmiddag vanaf het Malieveld hun stem horen voor Gaza, met zorgen, boosheid en frustratie.
— Dick Schoof (@MinPres) June 15, 2025
Nederland blijft zich inzetten voor het stoppen van het…
O médico Salih el Saddy, presente no protesto, relatou à Al Jazeera a dor de acompanhar, como profissional de saúde, a destruição causada pela guerra.
Segundo a Al Jazeera e agências internacionais, há manifestações semelhantes também foram registradas em países como Bélgica, Turquia, Brasil e Grécia, todas com o mesmo apelo: o fim imediato da ofensiva em Gaza.
Na tarde deste domingo (15), São Paulo também participou do ato global em apoio ao povo palestino na Faixa de Gaza e contra os ataques militares de Israel.
Segundo a Agência Brasil, a mobilização foi realizada por organizações populares, sindicatos e políticos de esquerda.
Na convocação, os organizadores informaram que o ato faz parte da “Marcha Global para Gaza”, iniciativa internacional mobilizada por movimentos populares, organizações sociais, coletivos e ativistas de direitos humanos.
No ato, parlamentares e ativistas defenderam um cessar-fogo na região, fim do conflito e que o governo brasileiro rompa as relações comerciais com o governo de Benjamin Netanyahu.
🔴 Protesta en Sau Paulo en solidaridad con Gaza, muestra un compromiso con la justicia global y la defensa de los derechos humanos, uniendo a brasileños con movimientos internacionales para visibilizar la crisis en Palestina . pic.twitter.com/3ejylpHtrF
— Reina de la Nieve 🩵 (@Pachamama05) June 15, 2025
Outras cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Boa Vista, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Rio Grande (RS), também fizeram atos em apoio ao povo palestino.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
COP30: 80% dos países signatários do Acordo de Paris não revisaram metas de redução de gases
Entenda como vai funcionar a nova linha de crédito de R$ 12 bi para modernização da indústria
Ibovespa B3 sobe mais de 1% e volta aos 139 mil pontos, com bancos em destaque; dólar permanece estável
Banco Genial renuncia a fundo citado em operação na Faria Lima
Meta remove 10 milhões de perfis no Facebook para combater spam