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Kraft Heinz vai eliminar corantes artificiais dos produtos nos EUA até o fim de 2027

Publicado 17/06/2025 • 15:32 | Atualizado há 12 horas

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Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Kraft Heinz anunciou nesta terça-feira (17) que irá remover os corantes artificiais FD&C de seus produtos até o final de 2027 e não lançará novos produtos nos Estados Unidos que contenham esses ingredientes.
  • Segundo a empresa, cerca de 10% dos itens vendidos nos EUA utilizam corantes FD&C, aditivos sintéticos que tornam os alimentos visualmente mais atrativos.
  • De acordo com um porta-voz da Kraft Heinz, as marcas da companhia que ainda utilizam esses corantes incluem Crystal Light, Kool-Aid, MiO, Jell-O e Jet-Puffed.
Kraft Heinz.

Kraft Heinz.

Divulgação Kraft Heinz.

A Kraft Heinz anunciou nesta terça-feira (17) que irá remover os corantes artificiais FD&C de seus produtos até o final de 2027 e não lançará novos produtos nos Estados Unidos que contenham esses ingredientes.

Segundo a empresa, cerca de 10% dos itens vendidos nos EUA utilizam corantes FD&C, aditivos sintéticos que tornam os alimentos visualmente mais atrativos. De acordo com um porta-voz da Kraft Heinz, as marcas da companhia que ainda utilizam esses corantes incluem Crystal Light, Kool-Aid, MiO, Jell-O e Jet-Puffed.

Ainda segundo Pedro Navio, presidente da Kraft Heinz para a América do Norte, a empresa já havia removido corantes, conservantes e aromatizantes artificiais do macarrão com queijo Kraft em 2016, e o ketchup Heinz nunca utilizou corantes artificiais.

Não está claro como a retirada dos corantes impactará os negócios da companhia, já que os consumidores podem perceber os produtos como mais saudáveis, mas talvez se sintam menos atraídos por cores menos vibrantes.

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A decisão atende a uma pressão da Food and Drug Administration (FDA) e do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA — liderado pelo secretário Robert F. Kennedy Jr. — para que a indústria alimentícia reduza o uso de corantes artificiais, como parte da plataforma “Make America Healthy Again” (Tornar a América Saudável Novamente).

Em abril, a FDA anunciou um plano para eliminar gradualmente o uso de corantes sintéticos derivados de petróleo até o final do próximo ano, substituindo-os por alternativas naturais. Além do Red No. 3 (já banido anteriormente), os corantes que devem ser eliminados incluem o vermelho 40, amarelo 5, amarelo 6, azul 1, azul 2 e verde 2, conforme afirmou o comissário da FDA, Marty Makary, na ocasião.

Kennedy destacou que existe um “entendimento” — e não um acordo formal — entre a FDA e a indústria alimentícia para a remoção desses corantes. O secretário de Saúde e Serviços Humanos discutiu o tema em uma reunião realizada em março com executivos de grandes empresas do setor, como Kraft Heinz, PepsiCo América do Norte, General Mills, WK Kellogg, Tyson Foods, J.M. Smucker e a Consumer Brands Association, principal entidade representativa da indústria.

Um porta-voz da Kraft Heinz afirmou nesta terça-feira que a empresa está disposta a colaborar com o governo “para oferecer alimentos de qualidade, acessíveis e nutritivos para todos”.

A mobilização contra os corantes artificiais vem se consolidando há anos. Em janeiro, antes de o presidente Donald Trump e Kennedy assumirem o governo, a FDA anunciou a proibição do uso do corante Red No. 3 em alimentos e medicamentos de ingestão. Embora esse corante seja responsável pela cor vermelha brilhante de muitos doces e cereais, também é conhecido por causar câncer em animais de laboratório. Mesmo com essas evidências, a FDA havia permitido seu uso por anos, embora o estado da Califórnia já tivesse banido o corante em 2023.

A Kraft Heinz informou no comunicado desta terça-feira que promoveu mais de mil alterações em suas receitas nos últimos cinco anos para melhorar o perfil nutricional de seus produtos.

“A grande maioria dos nossos produtos já utiliza corantes naturais ou não utiliza corantes, e temos trabalhado para reduzir ainda mais o uso de corantes FD&C no restante do nosso portfólio”, afirmou Navio. “Acima de tudo, nosso foco é oferecer alimentos nutritivos, acessíveis e saborosos para os americanos, e consideramos isso um privilégio que levamos muito a sério.”

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

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