CNBC
US President Donald Trump boards Air Force One at Joint Base Andrews, Maryland on August 15, 2025, as he heads to Alaska to meet with Russian President. US President Donald Trump departed Washington en route to Alaska Friday for a high-risk summit with his Russian counterpart Vladimir Putin that could prove decisive for the future of Ukraine.

CNBCTrump diz que reunião com Putin foi ‘produtiva’, mas negociações sobre Ucrânia não avançam

Brasil

Copom eleva taxa Selic para 15% ao ano em meio a cenário de inflação acima da meta

Publicado 18/06/2025 • 18:36 | Atualizado há 2 meses

Henrique Almeida, do Times Brasil

KEY POINTS

  • A elevação da Selic é considerada compatível com o esforço de conter a inflação.
  • Segundo comunicado, o cenário internacional continua adverso, com destaque para as incertezas em torno da política econômica dos Estados Unidos e o acirramento das tensões geopolíticas. Internamente, indicadores de atividade e mercado de trabalho demonstram resiliência, embora com sinais de moderação no ritmo de crescimento.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (18), elevar a taxa básica de juros da economia em 0,25 ponto percentual, passando a Selic de 14,75% para 15% ao ano. A decisão reflete o ambiente de incerteza global e o persistente descompasso entre as expectativas de inflação e as metas estabelecidas pela autoridade monetária.

Leia mais:

Superquarta: “Mercado aposta em manutenção da Selic e espera sinalizações do Fed”, diz Rodrigo Loureiro

Contexto externo e doméstico

Segundo o comunicado, o cenário internacional continua adverso, com destaque para as incertezas em torno da política econômica dos Estados Unidos e o acirramento das tensões geopolíticas. Internamente, indicadores de atividade e mercado de trabalho demonstram resiliência, embora com sinais de moderação no ritmo de crescimento. A inflação segue acima da meta, tanto em seus núcleos quanto na média cheia.

Projeções e expectativas

As expectativas de inflação do mercado para 2025 e 2026, conforme a pesquisa Focus, permanecem em 5,2% e 4,5%, respectivamente. No cenário de referência utilizado pelo Copom, a projeção para 2026 está em 3,6%. Diante desse quadro, o Comitê avalia que uma política monetária contracionista por período prolongado é necessária para garantir a convergência da inflação à meta.

Riscos mapeados

O Copom destacou riscos tanto de alta quanto de baixa para a inflação. Do lado da alta, preocupam uma possível desancoragem prolongada das expectativas, resiliência na inflação de serviços e impacto inflacionário das políticas econômicas internas e externas. Entre os fatores de baixa, estão uma desaceleração doméstica ou global mais forte que o previsto e queda nos preços das commodities.

Próximos passos

A elevação da Selic é considerada compatível com o esforço de conter a inflação. O Comitê sinaliza que poderá interromper o ciclo de alta para observar os efeitos do aperto monetário já implementado, mas afirma que manterá postura vigilante. Caso o cenário exija, o Copom poderá retomar os ajustes.

A decisão foi unânime e contou com os votos dos nove integrantes do Comitê, incluindo o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil