Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump tomará decisão sobre guerra com Irã ‘dentro das próximas duas semanas’, diz Casa Branca
Publicado 19/06/2025 • 15:45 | Atualizado há 3 meses
OpenAI inaugura primeiro data center do projeto Stargate no Texas em aposta bilionária na infraestrutura de IA
YouTube vai permitir que criadores banidos por desinformação sobre Covid-19 e eleições peçam para voltar para a plataforma
Powell diz que desaceleração no mercado de trabalho motivou corte de juros e prevê ‘situação desafiadora’ pela frente
‘Workslop’ gerado por IA ameaça produtividade e confiança em empresas
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional na Europa é um atrativo-chave para talentos com Trump reformulando visto H-1B
Publicado 19/06/2025 • 15:45 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (19) que decidirá se atacará o Irã nas próximas duas semanas. O prazo é por causa de uma chance “substancial” de negociações, mesmo Israel e Irã entrando no sétimo dia consecutivo de conflito.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, leu uma mensagem de Trump em um briefing, dizendo que houve “muita especulação” sobre se os Estados Unidos estariam “diretamente envolvidos”.
“Com base no fato de que há uma chance substancial de negociações que podem ou não ocorrer com o Irã em um futuro próximo, tomarei minha decisão de ir ou não dentro das próximas duas semanas”, disse Trump no comunicado.
Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real do Conflito entre Israel e Irã
Irã fechará Estreito de Ormuz se EUA apoiarem Israel em conflito, ameaça parlamentar iraniano
Leavitt não deu detalhes sobre o que levou Trump a acreditar que as negociações com o Irã eram possíveis.
Trump havia dito na quarta-feira (18) que o Irã havia pedido o envio de autoridades à Casa Branca para negociar um acordo sobre seu programa nuclear e encerrar o conflito com Israel. O Irã negou que o faria.
Leavitt disse que “a correspondência continuou” entre os Estados Unidos e o Irã quando questionada sobre relatos de que o enviado especial de Trump, Steve Witkoff, teria mantido contato com o ministro das Relações Exteriores iraniano. Mas ela disse que “não estava acompanhando” a viagem de Witkoff a Genebra para conversas com o Irã.
Sobre movimentações internacionais, Leavitt disse que não há sinais de que a China esteja se envolvendo militarmente no Irã. Ainda assim, os EUA seguem monitorando o cenário, especialmente diante da reunião prevista entre autoridades iranianas e europeias nesta sexta-feira (20). “Vamos ver como será.”
Ao ser questionada sobre os preços do petróleo, Leavitt mencionou que Trump monitora “de perto” os valores e que está “avaliando diversos fatores”, sem dar detalhes.
A Casa Branca também afirmou que o Irã poderia produzir uma arma nuclear em “algumas semanas”, enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, debatia se deveria ou não tomar medidas militares contra a república islâmica.
“O Irã tem tudo o que precisa para obter uma arma nuclear. Tudo o que precisa é de uma decisão do líder supremo para isso, e levaria algumas semanas para concluir a produção dessa arma”, afirmou Leavitt, a repórteres. Para ela, o Irã está em uma posição “vulnerável”.
Trump realizou sua terceira reunião em três dias na Sala de Situação altamente segura da Casa Branca na quinta-feira (19), enquanto continuava a ponderar se deveria se juntar à campanha de bombardeios de Israel.
O presidente dos EUA havia dito na quarta-feira que “talvez eu faça, talvez não” quando questionado se tomaria medidas militares contra o Irã.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
MBRF conclui fusão, anuncia nova diretoria e estreia nesta terça na B3
Ibovespa B3 bate novo recorde histórico após Trump anunciar encontro com Lula
Marfrig e BRF definem próximos passos da incorporação de ações
Cosan e Raízen derretem na bolsa após anúncio da entrada do BTG e da Perfin no grupo de controle
Epic divulga em seu evento anual novas ferramentas de IA para pacientes e médicos