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Incidentes com robotáxis da Tesla chamam a atenção de órgãos de trânsito no Texas
Publicado 23/06/2025 • 20:28 | Atualizado há 4 meses
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Publicado 23/06/2025 • 20:28 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Robotáxi em operação em Austin, capital do estado norte-americano do Texas
X/@AdanGuajardo
A Tesla foi contatada pela Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário (NHTSA) nesta segunda-feira (23) depois que vídeos publicados nas redes sociais mostraram os robotáxis da empresa dirigindo de forma caótica em vias públicas de Austin, Texas.
A fabricante de veículos elétricos de Elon Musk estreou viagens autônomas em Austin no último domingo (22), abrindo o serviço para um número limitado de passageiros apenas por convite.
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Em vídeos amplamente compartilhados nas redes sociais, um robotáxi da Tesla foi flagrado trafegando na contramão em uma rua, e outro foi mostrado freando bruscamente no meio do trânsito, respondendo a “veículos policiais parados fora de sua rota de direção”.
Um porta-voz da NHTSA disse em um e-mail que a agência “está ciente dos incidentes mencionados e está em contato com o fabricante para obter informações adicionais”.
O vice-presidente de engenharia de veículos da Tesla, Lars Moravy, e o advogado regulatório Casey Blaine não responderam imediatamente a um pedido de comentário.
O regulador federal de segurança afirma que não “pré-aprova novas tecnologias ou sistemas de veículos”. Em vez disso, os fabricantes de automóveis certificam que cada modelo de veículo que produzem atende aos padrões federais de segurança veicular. A agência afirma que investigará “incidentes envolvendo possíveis defeitos de segurança” e tomará “ações necessárias para proteger a segurança nas estradas”, após avaliar uma ampla gama de relatórios e informações.
A NHTSA já havia iniciado uma investigação sobre possíveis defeitos de segurança com a tecnologia FSD-Supervised da Tesla, ou sistemas FSD Beta, após acidentes com ferimentos e mortes. Essa investigação está em andamento.
Os robotáxis da Tesla em Austin são SUVs Model Y equipados com o mais recente software e hardware FSD Unsupervised da empresa. O serviço piloto de robotáxi, envolvendo menos de duas dúzias de veículos, opera durante o dia e apenas em boas condições climáticas, com um supervisor de segurança humano no banco do passageiro dianteiro.
O serviço está atualmente limitado a usuários convidados, que concordam com os termos do “programa de acesso antecipado” da Tesla. Aqueles que receberam convites são principalmente promotores dos produtos, ações e do CEO da Tesla.
Embora o lançamento tenha elevado as ações da Tesla em 8% na segunda-feira (23), o lançamento ficou aquém de cumprir as muitas promessas de direção autônoma de Musk na última década.
Em 2015, Musk disse aos acionistas que os carros da Tesla alcançariam “autonomia total” dentro de três anos. Em 2016, ele afirmou que um veículo elétrico da Tesla seria capaz de fazer uma viagem de costa a costa sem precisar de qualquer intervenção humana antes do final de 2017. E em 2019, em uma ligação com investidores institucionais que o ajudou a levantar mais de 2 bilhões de dólares, Musk disse que a Tesla teria 1 milhão de veículos prontos para robotáxi nas ruas em 2020, capazes de completar 100 horas de trabalho de direção por semana cada, ganhando dinheiro para seus proprietários.
Nada disso aconteceu.
Enquanto isso, a Waymo, de propriedade da Alphabet, afirma ter superado 10 milhões de viagens pagas no mês passado. Concorrentes na China, incluindo Apollo Go da Baidu, WeRide e Pony.ai, também estão operando frotas comerciais de robotáxis.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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