Vendedores da Amazon estão indo para o TikTok Shop nos EUA, mesmo com possível proibição
Publicado 02/12/2024 • 14:10 | Atualizado há 5 meses
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Pixabay
O TikTok já se consolidou como um gigante da publicidade, e com o TikTok Shop, a empresa tem tentado criar outra fonte de receita através do e-commerce.
Vendedores da Amazon estão sendo atraídos para experimentar o TikTok Shop com promessas de taxas baixas e grandes descontos nos produtos, bancados pela empresa, que também contratou talentos da varejista.
Lojistas e marcas disseram à CNBC que continuam investindo na plataforma mesmo com a proximidade de uma possível proibição em 19 de janeiro.
O TikTok Shop foi lançado em setembro de 2023 como uma forma de os usuários comprarem produtos sem sair do aplicativo, e desde então, o app de origem chinesa tem se mostrado uma alternativa viável para varejistas que buscam diversificar seu negócio de e-commerce fora da Amazon.
Através de uma aba dedicada ao Shop, pequenos e grandes varejistas promovem produtos de todos os tipos, desde paletas de sombras, carregadores de celular, chás detox e esteiras, por exemplo.
No TikTok, os varejistas geralmente oferecem cupons generosos e entrega gratuita em poucos dias. Postagens compráveis, que parecem vídeos normais mas são anúncios de produtos vendidos no TikTok Shop, frequentemente aparecem no feed principal do TikTok, conhecido como página “Para Você” – essas postagens permitem que os usuários comprem produtos sem sair deste feed em específico.
O TikTok, de propriedade da ByteDance, já se firmou como um gigante da publicidade e, com o TikTok Shop, a empresa tem tentado abrir outro caminho de receita através do e-commerce. A empresa atraiu nomes como Nike, PacSun e Crocs, entre outros. Esses varejistas querem aproveitar os mais de 170 milhões de americanos no TikTok que compram por impulso enquanto rolam vídeos.
Além dos vendedores, a empresa também contratou talentos da Amazon, preenchendo cargos-chave para o TikTok Shop em áreas como marketing, relacionamento com criadores, segurança de marca, gerentes de categoria e operações.
Nos 15 meses desde seu lançamento, o TikTok Shop emergiu como uma “máquina de e-commerce massiva”, de acordo com a ecommerceDB, uma empresa de pesquisa de mercado.
A ecommerceDB prevê que o TikTok Shop mais que dobrará seu volume bruto de mercadorias, ou o valor em dólares dos itens vendidos em seu marketplace, para US$ 50 bilhões (aproximadamente R$ 237 bilhões) este ano. Isso é uma fração dos US$ 757 bilhões (aproximadamente R$ 3,590 trilhões) esperados para o GMV da Amazon em 2024, mas, ainda assim, o TikTok Shop está avançando.
“Toda vez que você rola, a cada outra rolagem há um post do Shop, então eles estão fazendo um grande investimento para incentivar essa conversão dentro do aplicativo”, disse Caila Schwartz, diretora de insights do consumidor e estratégia de varejo e bens de consumo da Salesforce.
Mira Dix, porta-voz da Amazon, disse à CNBC em um comunicado que os vendedores estão interagindo com sua loja “mais do que nunca” e vendo maior sucesso. “Nossos parceiros de vendas são incrivelmente importantes para a Amazon, e trabalhamos arduamente para inovar em seu nome e apoiar o crescimento e o sucesso desses negócios em todos os seus canais de vendas”, disse Mira Dix, porta-voz da Amazon, à CNBC.
A investida de e-commerce do TikTok ocorre em um momento delicado para a empresa.
Em abril, o presidente Joe Biden assinou uma lei que exige que a ByteDance venda o TikTok até 19 de janeiro. Se o TikTok não cortar laços com sua empresa-mãe, lojas de aplicativos e serviços de hospedagem na internet seriam proibidos de oferecer o aplicativo, resultando em uma proibição nacional nos EUA. O TikTok entrou com um processo para bloquear a medida.
O presidente eleito Donald Trump poderia salvar o TikTok de uma possível proibição nos EUA. Depois de tentar implementar uma proibição do TikTok durante sua primeira administração, Trump reverteu sua posição, reconhecendo em uma entrevista de março à CNBC que “há muito de bom e há muito de ruim” com o aplicativo. Trump mudou de ideia na época em que se encontrou com o bilionário Jeff Yass, que é um grande investidor na ByteDance.
À medida que o prazo de janeiro se aproxima, o TikTok tem operado seus negócios como de costume.
Nico Le Bourgeois, chefe de operações do TikTok Shop nos EUA, se recusou a comentar sobre a iminente proibição do TikTok, mas um porta-voz da empresa no evento disse que a plataforma não está desacelerando. “Os vendedores aqui, criadores, estão construindo seus meios de vida no TikTok”, disse. “Vamos continuar a aparecer para isso. Há uma grande oportunidade para nós”.
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