Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump diz que tem um grupo de ‘pessoas muito ricas’ prontas para comprar o TikTok
Publicado 30/06/2025 • 06:05 | Atualizado há 5 meses
A trajetória do Alibaba: como a pequena plataforma de vendas chinesa transformou-se no maior IPO da história
Hyundai apresenta conceito de SUV off-road e reforça aposta no mercado americano
Ucrânia sob pressão em meio a relatos de que Rússia e EUA elaboraram um plano de paz secreto
CEO da Nvidia, Jensen Huang, rejeita tese de bolha de IA: “Vemos algo muito diferente”
CEO da Williams-Sonoma diz que impacto das tarifas será maior no próximo trimestre
Publicado 30/06/2025 • 06:05 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Adriana Adie/ZUMA Press Wire
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse à Fox News em uma entrevista exibida no domingo que tem um grupo de “pessoas muito ricas” prontas para comprar o TikTok, cujas identidades ele pode revelar em cerca de duas semanas.
Trump acrescentou que o acordo provavelmente precisará da aprovação de Pequim para avançar, mas disse: “Acho que o presidente Xi provavelmente fará isso”, em referência ao líder chinês Xi Jinping.
O presidente fez os comentários improvisados enquanto discutia a possibilidade de outra pausa em suas tarifas “recíprocas” no programa “Sunday Morning Futures with Maria Bartiromo”, da Fox News.
O destino do TikTok nos EUA está em dúvida desde a aprovação de uma lei em 2024 que buscava banir a plataforma, a menos que sua proprietária chinesa, a ByteDance, se desfizesse dela. A legislação foi motivada por preocupações de que o governo chinês pudesse manipular conteúdo e acessar dados sensíveis de usuários americanos.
No início deste mês, Trump estendeu o prazo para a ByteDance se desfazer dos negócios da plataforma nos EUA. Foi a terceira extensão desde que a Suprema Corte confirmou a lei do TikTok poucos dias antes da segunda posse presidencial de Trump, em janeiro. O novo prazo é 17 de setembro.
A Lei de Proteção aos Americanos contra Adversários Estrangeiros de Aplicativos Controlados , da PAFACA, estava originalmente programada para entrar em vigor em 19 de janeiro, após o qual operadores de lojas de aplicativos e provedores de serviços de internet seriam penalizados por dar suporte ao TikTok.
O TikTok ficou inativo nos EUA antes do prazo original, mas foi restaurado depois que Trump deu garantias sobre a extensão.
Trump, que atribuiu ao aplicativo o aumento de seu apoio entre os eleitores jovens na última eleição presidencial, afirmou que gostaria de ver a plataforma continuar funcionando sob uma nova administração.
Os potenciais compradores que demonstraram interesse no aplicativo incluem pessoas de dentro da Trump, como Larry Ellison, da Oracle, e empresas como AppLovin e Perplexity AI .
No entanto, não está claro se a ByteDance estaria disposta a vender a empresa. Qualquer potencial desinvestimento provavelmente exigirá a aprovação do governo chinês.
Um acordo que separaria as operações do TikTok nos EUA e permitiria que a ByteDance mantivesse uma posição minoritária estava em andamento em abril, mas foi prejudicado pelo anúncio das tarifas de Donald Trump sobre a China, informou a Reuters naquele mês.
O presidente já havia proposto que acionistas americanos comprassem a empresa e depois vendessem uma participação de 50% ao governo dos EUA como parte de uma joint venture .
Especialistas já disseram à CNBC que qualquer possível acordo pode enfrentar desafios legais nos EUA, dependendo se estiver em conformidade com o PAFACA.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
2
Incêndio atinge pavilhões da COP30 em Belém; participantes são retirados pelos bombeiros
3
Escalado para atuar nas negociações da COP-30, Lula pede roteiro para países abandonarem petróleo
4
Diretor do filme ‘Bitcoin Brasil’ explica por que a criptomoeda pode redefinir o futuro financeiro
5
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG