CNBC
As entregas no primeiro trimestre de 2025 caíram 13% em relação ao ano anterior, para 336.681.

CNBC Tesla relata queda de 14% nas entregas de veículos, marcando a segunda queda consecutiva em relação ao ano anterior

Ações

Bolsas dos EUA têm desempenho misto com avanço de projeto de lei fiscal de Trump; Tesla cai

Publicado 01/07/2025 • 20:32 | Atualizado há 1 dia

AFP

KEY POINTS

  • O Senado aprovou a proposta de Trump para estender cortes tributários e reduzir gastos sociais, gerando otimismo no Dow (+0,9%) mas preocupação com acréscimo de US$ 3 tri (R$ 15 tri) à dívida americana, derrubando S&P 500 (-0,1%) e Nasdaq (-0,8%).
  • Atividade industrial encolheu pelo 4º mês consecutivo (junho), enquanto Tesla caiu 5,3% após Musk criticar o projeto ("desperdício") e Trump ameaçar represálias, criando "incerteza política" sobre subsidiárias.
  • GM (+5,7%) e Ford (+4,6%) lideraram ganhos após alta nas vendas do 2º trimestre, impulsionadas por consumidores que aceleraram compras para fugir de tarifas — contraponto ao tombo da Tesla.
New York Stock Exchange

New York Stock Exchange

Pexels

As ações em Wall Street fecharam mistas na terça-feira (1º) depois que o Senado aprovou, por pouco, o gigantesco projeto de lei de Trump, enviando a medida de volta à Câmara dos Representantes, onde a votação também deve ser apertada.

Os investidores do mercado de ações estão animados com a possibilidade de extensão dos cortes de impostos, mas preocupados com as projeções de que a medida adicionará cerca de 3 trilhões de dólares (aproximadamente 15 trilhões de reais) à dívida nacional dos EUA. O índice Dow Jones Industrial Average subiu 0,9%, alcançando 44.494,94 pontos.

Leia também

Ações da Tesla despencam após Trump dizer que DOGE deveria analisar os subsídios de Elon Musk

Apesar de déficit, bancos dizem que o ‘grande e belo projeto de lei’ de Trump pode impulsionar a economia dos EUA

Por outro lado, o S&P 500, que abrange diversos setores, caiu 0,1%, fechando em 6.198,01 pontos, enquanto o Nasdaq Composite Index, rico em tecnologia, recuou 0,8%, para 20.202,89 pontos. Tanto o S&P 500 quanto o Nasdaq haviam fechado em recordes na segunda-feira (30).

Atividade manufatureira dos EUA e queda da Tesla

Dados divulgados na terça-feira (1º) mostraram que a atividade manufatureira dos EUA encolheu em junho pelo quarto mês consecutivo, embora em um ritmo mais lento do que no mês anterior. O relatório foi divulgado antes de dados importantes dos EUA no final da semana, incluindo o muito aguardado relatório mensal de empregos.

Entre as empresas individuais, a Tesla caiu 5,3% depois que o CEO da empresa de carros elétricos, Elon Musk, entrou em atrito com Trump sobre o projeto de lei de impostos e gastos. Após Musk criticar a legislação como sendo desperdiçadora e equivocada, Trump alertou sobre represálias contra a Tesla e outros empreendimentos de Musk. “Esse conflito de alto nível introduz risco político”, disse o Briefing.com sobre a disputa.

“A natureza pessoal do conflito, amplificada pelos comentários de Trump que sugerem a dependência da Tesla em subsídios para sobreviver, gerou temores de mudanças mais amplas nas políticas direcionadas ao império empresarial de Musk. Essa incerteza política abala a confiança dos investidores.”

Enquanto isso, as montadoras rivais General Motors e Ford subiram 5,7% e 4,6%, respectivamente, após relatarem um aumento nas vendas de automóveis nos EUA no segundo trimestre, à medida que os consumidores aceleraram as compras para se antecipar às tarifas dos EUA.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Ações