Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump volta a atacar Powell e diz que presidente do Fed deveria renunciar
Publicado 02/07/2025 • 21:06 | Atualizado há 10 horas
Demissões no DOGE podem começar a impactar mercado de trabalho nos EUA
A OpenAI afirma que tokens da Robinhood não são ativos da empresa
Amazon vai encerrar serviço de streaming gratuito Freevee em agosto
Americanos lutam contra a ansiedade da demissão: isso deixa os trabalhadores ‘se esgotarem mais rápido’, dizem os especialistas
Em nova rodada de cortes, Microsoft demite cerca de 9 mil funcionários
Publicado 02/07/2025 • 21:06 | Atualizado há 10 horas
KEY POINTS
USA - EUA/TRUMP/NOVA JERSEY - INTERNACIONAL - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou à imprensa ao desembarcar do Air Force One no Aeroporto Municipal de Morristown, em Nova Jersey, nesta sexta-feira, 20 de junho de 2025. 20/06/2025 - Foto: MANUEL BALCE CENETA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, intensificou nesta quarta-feira (2) suas críticas ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Em publicação no Truth Social, Trump compartilhou uma reportagem sobre o pedido de investigação feito pelo diretor da Agência Federal de Financiamento da Habitação (FHFA), William Pulte, e afirmou: “Too Late” should resign immediately!!! (“Atrasado demais” deveria renunciar imediatamente!).
A publicação do presidente norte-americano ocorre horas depois de Pulte declarar que Powell pode ter prestado depoimento enganoso ao Congresso a respeito da reforma da sede do Fed, em Washington. O projeto de renovação do prédio histórico Marriner S. Eccles tem custo estimado em US$ 2,5 bilhões e vem sendo alvo de críticas por supostos excessos e falta de transparência.
Leia mais:
Powell confirma que Fed teria reduzido taxas se não fossem as tarifas
Durante audiência no Senado, Powell defendeu a necessidade da obra, alegando que o edifício sofre com falhas estruturais, infiltrações e deficiências de segurança. No entanto, documentos internos de 2021 revelaram propostas de áreas de lazer, salas VIP e outros itens de luxo, o que acirrou o embate político.
O comentário de Trump se soma ao coro de parlamentares republicanos que pressionam por uma investigação formal sobre a conduta de Powell. O presidente da Comissão de Judiciário da Câmara, deputado Jim Jordan, disse que o tema será avaliado, embora ainda não haja decisão sobre a abertura do inquérito legislativo.
Powell, cujo mandato vai até maio de 2026, tem sido alvo recorrente de críticas do ex-presidente, especialmente por manter os juros em patamar elevado. Trump, que pretende anunciar um substituto antes mesmo do fim do mandato atual do presidente do Fed, tem associado as decisões do banco central ao encarecimento da habitação e à desaceleração econômica.
Apesar das pressões políticas, o cargo de presidente do Fed possui garantias legais que limitam a possibilidade de demissão sem justa causa. Uma decisão recente da Suprema Corte reforçou a independência do banco central e restringiu a atuação do Executivo sobre a liderança da instituição.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Tesla relata queda de 14% nas entregas de veículos, marcando a segunda queda consecutiva em relação ao ano anterior
BC confirma ataque hacker à prestadora de tecnologia, mas nega que seus sistemas foram afetados; prejuízo, ainda incerto, pode chegar a R$ 1 bi
Brasil 2030: "Educação faz com que a relação de consumo seja mais democrática", diz presidente do Procon-RJ
Proposta de Trump sobrevive a impasse republicano e segue para decisão final no Congresso
Itaú lança plataforma própria de compra de passagens aéreas e prepara sala vip