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EUA permitem que GE reinicie remessas de motores a jato para a COMAC da China, diz fonte da Reuters
Publicado 04/07/2025 • 06:53 | Atualizado há 2 meses
Publicado 04/07/2025 • 06:53 | Atualizado há 2 meses
Chineses precisam da tecnologia da GE para ser um grande competidor internacional.
X/@GE_Aerospace
Os EUA disseram à GE Aerospace na quinta-feira (4), que pode reiniciar as remessas de motores a jato para a COMAC da China, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto, em mais um sinal de redução das tensões comerciais entre EUA e China, que incluíram concessões de Pequim sobre terras raras.
Os Estados Unidos também suspenderam esta semana as restrições às exportações para a China para desenvolvedores de software de design de chips e produtores de etano, sugerindo que as negociações comerciais entre os dois países estão avançando.
Suspensões de licenças e novos requisitos de licenças para diferentes exportações foram emitidos há algumas semanas como parte da guerra comercial em curso entre as duas maiores economias do mundo.
A GE não respondeu a um pedido de comentário por e-mail, nem o Departamento de Comércio, que notificou a GE de que poderia reiniciar as remessas.
As licenças da GE Aerospace afetam os motores vendidos à fabricante aeroespacial estatal chinesa COMAC, que quer competir internacionalmente com os fabricantes de aviões dominantes Airbus e Boeing.
Um porta-voz da embaixada chinesa em Washington não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
As restrições estavam entre as muitas contramedidas impostas pelo governo do presidente dos EUA, Donald Trump, em resposta às restrições de exportação da China sobre terras raras e ímãs relacionados em abril.
A ação de Pequim em relação às terras raras, parte de uma retaliação às tarifas impostas por Trump neste ano, abalou cadeias de suprimentos essenciais para montadoras, fabricantes aeroespaciais, empresas de semicondutores e empreiteiras militares. A questão ameaçava inviabilizar um acordo comercial bilateral.
As suspensões de licença da GE suspensas afetam os motores LEAP-1C da COMAC para sua aeronave de corredor único C919, e o motor CF34 da GE para o jato regional C909 da COMAC, segundo a pessoa familiarizada, que não quis ser identificada porque não estava autorizada a falar publicamente.
Os motores LEAP 1-C são o produto de uma joint venture entre a GE Aerospace e a francesa Safran.
O C919 é fabricado na China, mas muitos de seus componentes vêm do exterior.
Pelo menos outra empresa aeroespacial também teve suas suspensões de licença para a China suspensas na quinta-feira, de acordo com outra pessoa, que não quis identificar a empresa.
Honeywell A Aerospace também forneceu o C919 da COMAC, incluindo um sistema de energia auxiliar, rodas e freios, pacote de controle de voo e pacote de navegação. A Honeywell não retornou um pedido de comentário.
Collins Aerospace, uma subsidiária da RTX, que também fornece componentes para a COMAC, não quis comentar sobre o status de suas licenças.
Nas últimas semanas, os EUA também suspenderam as licenças para fornecedores de equipamentos nucleares venderem para usinas de energia da China. Entre os fornecedores de equipamentos nucleares dos EUA estão a Westinghouse e a Emerson.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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