Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Haddad diz que vê “com bons olhos” decisão do STF sobre IOF
Publicado 04/07/2025 • 12:58 | Atualizado há 10 horas
Apple conquista grande vitória com ‘F1’, mas IA ainda é um problema em Cupertino
Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação
Prazo das tarifas de Trump está se aproximando para a Europa
Baidu, o maior buscador da China, reforça seu produto com IA para lutar contra Google e cia
CEO da OpenAI diz estar “politicamente sem teto” e critica Democratas
Publicado 04/07/2025 • 12:58 | Atualizado há 10 horas
KEY POINTS
Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse ver com “bons olhos” a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender o decreto sobre o IOF e determinar uma conciliação entre Executivo e Legislativo e negou qualquer crise entre os poderes.
Mais cedo, Moraes suspendeu todos os decretos que tratam do IOF, tanto do governo federal quanto do Congresso Nacional. Além da suspensão, determinou a realização de uma audiência de conciliação entre o Executivo e o Legislativo, marcada para o dia 15 de julho.
Em fala à imprensa nesta sexta-feira (4), Haddad afirmou que o Supremo tem sido “provocado” a se posicionar sobre temas centrais da política econômica e orçamentária. “Ao contrário do que pode parecer, o Supremo tem sido provocado a se manifestar sobre questões muito centrais do funcionamento da execução orçamentária”, disse. “Todo mundo está querendo o mesmo resultado, que é equilibrar as contas públicas com justiça social.”
O ministro também comentou o decreto presidencial que restringe o uso do IOF em determinadas operações financeiras, medida que foi suspensa por decisão liminar do STF. Segundo Haddad, o decreto não representa um aumento linear do imposto, mas sim uma ação contra a sonegação.
“Toda vez que você combate a sonegação, vai ter uma consequência arrecadatória. Mas vai deixar de combater a sonegação por causa disso?”, questionou. “Não é aumento de alíquota. É combate ao uso indevido de operações financeiras.”
Ele reforçou que a Fazenda tem adotado medidas semelhantes desde o início do governo, citando ações contra fraudes em apostas eletrônicas, fundos exclusivos e offshore, além de isenções fiscais indevidas.
“O papel da Fazenda é dizer: ‘não, por esse caminho você não pode sair’. É exatamente o que nós estamos propondo”, declarou. “Estamos corrigindo as contas públicas fechando as portas da evasão, da elisão e da sonegação.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings