Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“Projeto tem receita incerta e custo elevado”, diz consultor da CNI sobre ferrovia Brasil-Peru
Publicado 07/07/2025 • 21:14 | Atualizado há 14 horas
Samsung espera que os lucros do 2º trimestre caiam mais da metade, enquanto luta para capturar a demanda por IA
Jim Cramer diz que a última rodada de tarifas de Trump não é ‘significativa’
Trump anuncia tarifas de 25% para Japão e Coreia do Sul
Cofundador do Twitter lança um rival de mensagens do WhatsApp baseado em Bluetooth
Tarifas vão ‘voltar’ aos níveis de abril até 1º de agosto para países sem acordos, diz Bessent
Publicado 07/07/2025 • 21:14 | Atualizado há 14 horas
KEY POINTS
O economista Cláudio Frischtak, consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), avaliou como “altamente questionável” a viabilidade econômica e financeira da ferrovia que ligaria o litoral da Bahia ao porto de Chancay, no Peru, projeto formalizado entre Brasil e China.
Durante entrevista ao Jornal Times Brasil, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Frischtak destacou riscos de execução, incertezas sobre a receita e a baixa prioridade diante de outras necessidades logísticas do país.
Leia mais:
Ferrovia bioceânica “pode revolucionar logística global”, diz especialista
Frischtak classificou a proposta como ambiciosa, mas com retorno financeiro duvidoso. “É um projeto muito grande, com custo elevado e, ao mesmo tempo, com uma receita muito incerta. A viabilidade financeira de um projeto dessa natureza é altamente questionável”, disse. Ele comparou a iniciativa à Transnordestina, iniciada em 2007, e que terá apenas um dos ramais concluído em 2027. “Apenas um dos ramais está levando 20 anos”, afirmou.
O economista ressaltou que o Brasil deveria priorizar melhorias mais urgentes na infraestrutura já existente. “Temos muito o que fazer em termos de melhorar a logística no nosso país e não nos fiarmos necessariamente em megaprojetos que vão demorar décadas e são questionáveis em termos de sustentabilidade econômica e financeira”, afirmou.
Frischtak citou que os custos logísticos no Brasil equivalem a 3% ou 4% do PIB, percentuais superiores aos de países como Estados Unidos e Austrália. “Nosso histórico com megaprojetos é infeliz”, acrescentou.
Frischtak criticou ainda o chamado Porto Sul, próximo a Ilhéus (BA), que integra o traçado da ferrovia. “Esse porto hoje não existe. Apenas 4% dele foi construído. Ninguém sabe o custo do chamado Porto Sul ao norte de Ilhéus”, disse. Ele estimou que o terminal exigiria entre R$ 9 bilhões e R$ 10 bilhões em investimentos e citou alternativas já disponíveis. “Você tem a Baía de Todos os Santos, com bons portos já construídos, como Salvador e Aratu.”
Na avaliação do consultor da CNI, mesmo que o projeto seja concluído, o custo logístico seria maior do que rotas marítimas já utilizadas. “Quando a gente faz as contas, elas não ficam em pé. Mesmo com uma ferrovia funcionando bem, o custo ainda é muito superior ao de navios de médio e grande porte conectando o Brasil à Ásia.”
Frischtak também criticou o planejamento de transportes do governo, por não considerar os custos reais das obras. “Se alguém me perguntar qual é o custo desse projeto, eu duvido que alguém saiba. Não há como estimar neste momento. Há uma tendência de minimizar os custos e achar que no futuro tudo se resolve, mas só piora.”
Ao final, o economista defendeu a ampliação da cabotagem e parcerias com o setor privado como alternativas mais viáveis. “Ou você apresenta soluções que se sustentam economicamente, ou é um sonho de noite de verão.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Venda de seminovos cresce 13,7% no acumulado do ano; saiba quais são os preferidos do mercado
CEO da Ford afirma que veículos elétricos fabricados na China são “muito superiores” em tecnologia e qualidade
Japão considera “lamentável” o anúncio de tarifas de Trump; países lutam para lidar com novo prazo dos EUA
Justiça rejeita ação e libera assembleia da BRF que vai votar fusão com a Marfrig
Shein pede IPO em Hong Kong para salvar listagem em Londres, relata FT