Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Brasília tem condição de liderar discussão sobre transição energética, diz presidente do BRB
Publicado 04/12/2024 • 13:30 | Atualizado há 1 ano
Ações da Oracle sobem 5% com acordo para operação do TikTok nos EUA
Petróleo opera estável mesmo com falas de Trump sobre possível guerra com a Venezuela
União Europeia aprova pacote de ajuda de mais de US$ 105 bilhões à Ucrânia para os próximos dois anos
Banco do Japão eleva taxas de juros ao nível mais alto em 30 anos
Nike decepciona e puxa queda da Puma; Europa reage com cautela
Publicado 04/12/2024 • 13:30 | Atualizado há 1 ano
KEY POINTS
O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, listou nesta quarta-feira (4) as vantagens trazidas pelo Fórum Lide Brasil, organizado pelo Lide Brasília, para a capital federal. Ele defendeu que a cidade deve ser posicionada como um centro de decisão para além da política e da justiça.
“Eu queria falar do bem que o Lide está fazendo internamente e para Brasília. Por inúmeras razões históricas, eu acho que existe uma falta de compreensão em relação ao papel de Brasília. Brasília sim, é a capital da política, mas principalmente é a capital da República. E como capital da República, precisa ter o papel que lhe é devido, que lhe é dado”, disse Costa.
“A gente precisa entender que Brasília deve sim, ser posicionada como um centro de decisão muito além da política e da justiça. Um centro de decisões econômicas, um centro de reflexões importantes sobre temas que transformam o mundo, transformam o Brasil e que têm impacto no dia a dia de cada um de nós”, completou o presidente da BRB.
O tema abordado pelo Lide, que são os avanços e desafios da transição energética no Brasil, também foi elogiado por Costa. Ele reforçou que o assunto não poderia ser mais atual, e que é preciso ter uma orientação adequada para lidar com a questão.
“Nós estamos vendo a consequência de todas as mudanças climáticas, os desafios que isso traz para todos nós no mundo inteiro, em inúmeros setores, inclusive no bancário, no securitário. Mas é um tema que nós precisamos ter uma atenção imediata, uma coordenação. Brasília, com todas as suas frentes, tem condição de liderar essa discussão e porque não, sediar, trazer essas pessoas que formam opinião, que têm capacidade de decisão para o fórum adequado”.
“O BRB, também como banco, que nasceu nessa cidade, então portanto filho de JK, e que cresce para o país inteiro. Hoje a gente tem presença em 95% do território nacional, se coloca desde já à disposição para estruturar operações, fornecer recursos em condições diferenciadas para que a gente possa sim, financiar, acelerar essa transformação energética e evitar, ou pelo menos mitigar, os danos que a gente tem percebido de todas essas mudanças climáticas”, finalizou o presidente do banco.
Fórum Lide Brasil
Aconteceu nesta manhã de quarta-feira (4) o Fórum Lide Brasil, que reuniu autoridades e empresários, em Brasília, para um debate sobre transição energética e atração de investimentos verdes.
Na abertura estiveram presentes Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal e Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
Mais lidas
1
IPVA 2026: como consultar o valor em São Paulo? Confira o passo a passo
2
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação
3
Brasil terá concorrente da Starlink e abre mercado de internet via satélite a partir de 2026
4
Mega da Virada: quanto custa apostar e concorrer ao prêmio?
5
Gigante de biotech dos EUA escolhe o Brasil para sediar hub global de pesquisa em nutrição infantil