CNBC

CNBC Trump pressiona por tarifas mínimas de até 20% sobre a União Europeia, diz Financial Times

Mundo

Trump ameaça Brics e defende hegemonia do dólar: “Se perdermos isso, é como perder uma guerra mundial”

Publicado 18/07/2025 • 16:50 | Atualizado há 11 horas

Henrique Almeida, do Times Brasil

KEY POINTS

  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o grupo BRICS durante a cerimônia de assinatura do GENIUS Act, realizada nesta sexta-feira (18), em Washington.
  • Ao abordar a tentativa dos países emergentes de reduzir a dependência do dólar em transações internacionais, Trump classificou a iniciativa como uma ameaça direta à supremacia econômica dos EUA.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o grupo Brics durante a cerimônia de assinatura do GENIUS Act, realizada nesta sexta-feira (18), em Washington. Ao abordar a tentativa dos países emergentes de reduzir a dependência do dólar em transações internacionais, Trump classificou a iniciativa como uma ameaça direta à supremacia econômica dos EUA.

Leia mais:

Lula reage à tarifa de Trump em rede nacional: “chantagem inaceitável”
Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Desdolarização do Brics deve demorar a sair do papel, avaliam integrantes do Itamaraty

Se a gente perder o status de moeda de reserva, isso seria como perder uma guerra mundial”, afirmou Trump. “Não podemos deixar ninguém brincar com a gente. Quando ouvi sobre esse grupo do Brics, com seis países basicamente, atingi eles com muita força.”

Segundo o presidente, a resposta americana à articulação do bloco que tem Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, foi imediata: “Eles marcaram uma reunião para o dia seguinte, e quase ninguém apareceu. Estavam com medo de serem tarifados. Eu disse que qualquer país do BRICS enfrentaria tarifa de 10% – e eles recuaram. É assim que se protege o dólar.

O grupo tenta expandir sua influência com iniciativas voltadas à criação de mecanismos alternativos ao sistema financeiro dominado pelo dólar. Trump minimizou esses movimentos: “Se eles tentarem algo realmente estruturado, isso vai acabar muito rápido. Nem acho que eles terão coragem de seguir adiante. Estão praticamente com medo até de se reunir.

GENIUS Act fortalece dólar e limita cripto estatal

Durante a mesma cerimônia, Trump também sancionou o GENIUS Act, projeto que estabelece um marco regulatório para stablecoins lastreadas em dólar. A nova lei cria diretrizes para que instituições financeiras possam emitir ativos digitais com paridade direta em moeda americana, títulos do Tesouro ou ativos equivalentes.

Segundo o presidente, a medida é parte da estratégia para preservar a força do dólar frente a desafios globais. “Isso vai aumentar a demanda por títulos do Tesouro, reduzir os juros e garantir o dólar como padrão mundial por muitas gerações”, disse.

Trump ainda reafirmou seu compromisso com a proibição de uma moeda digital estatal. “Nunca permitirei a criação de uma moeda digital do banco central nos EUA. Isso não vai acontecer.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo