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Portos do Sudeste recebem R$ 1,5 bilhão em investimentos para modernização da infraestrutura

Publicado 19/07/2025 • 09:24 | Atualizado há 2 dias

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Os recursos integram um pacote nacional lançado pelo ministro Silvio Costa Filho, que prevê, em sua primeira fase, R$ 4,7 bilhões em aportes do setor produtivo na infraestrutura portuária do país.
  • No Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), o Terminal de Combustíveis Marítimos (Tecma) receberá R$ 275,3 milhões para ampliar a capacidade de movimentação de granéis líquidos.
Portos do Sudeste recebem R$ 1,5 bilhão em investimentos para modernização da infraestrutura

Foto: Vosmar Rosa

O Ministério de Portos e Aeroportos autorizou mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos privados para a modernização de terminais portuários nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Os recursos integram um pacote nacional lançado pelo ministro Silvio Costa Filho, que prevê, em sua primeira fase, R$ 4,7 bilhões em aportes do setor produtivo na infraestrutura portuária do país.

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No Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), o Terminal de Combustíveis Marítimos (Tecma) receberá R$ 275,3 milhões para ampliar a capacidade de movimentação de granéis líquidos. A expansão visa atender principalmente à importação e comercialização de MGO (óleo diesel marítimo), fortalecendo o terminal como ponto estratégico para abastecimento de embarcações e plataformas offshore.

Já no Porto de Santos (SP), maior da América Latina, o investimento autorizado alcança R$ 1,24 bilhão. O valor será destinado ao “Projeto Santos + Vivo”, que prevê a construção de um novo terminal de cruzeiros com 294 mil metros quadrados na Ponta da Praia. A obra deve impulsionar o turismo marítimo e gerar novos empregos na região.

Durante a cerimônia de anúncio, o ministro Silvio Costa Filho afirmou que o governo federal deve autorizar até o fim do ano novos projetos, somando mais de R$ 10 bilhões em investimentos no setor portuário. O secretário nacional de Portos, Alex Ávila, destacou a complementaridade entre os terminais públicos e privados, responsáveis por 65% da movimentação de carga no país.

Além dessas autorizações, o Sudeste também avançou em outras frentes. Em fevereiro, o governo federal renovou até 2057 a delegação do Porto de São Sebastião (SP), com o objetivo de transformá-lo em um hub logístico voltado a operações de contêineres.

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