Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Semana global pela frente: indicadores bancários e um jogo de espera por tarifas
Publicado 20/07/2025 • 12:49 | Atualizado há 2 meses
UE multa Google em R$ 18,75 bilhões em meio a tensões comerciais nos EUA
Starbucks investe para que suas cafeterias sejam mais acolhedoras — e acessíveis
No primeiro mês do tarifaço, criação de vagas de emprego nos EUA cai e desemprego aumenta
OpenAI prepara plataforma de empregos com IA que pode desafiar o LinkedIn
BMW aposta em software e valor de marca para enfrentar Tesla e rivais chineses
Publicado 20/07/2025 • 12:49 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Canva/ Frankfurt am Main
Na próxima semana, as equipes da CNBC voltam à ativa — e o foco principal são os bancos e o BCE. De Frankfurt a Milão, de Paris a Londres, o setor financeiro estará em foco.
Os mercados parecem estar apostando no setor financeiro para manter o ritmo positivo dos lucros neste trimestre.
O Citi descreveu o primeiro trimestre como “notavelmente resiliente”, com analistas agora prevendo um índice Stoxx 600. O crescimento do lucro por ação deve ficar positivo em relação ao ano anterior neste trimestre.
Grande parte desse otimismo está centrado nos grandes bancos, enquanto outros setores, como luxo, automóveis e energia, foram afetados por rebaixamentos de lucros.
UniCredit começa na quarta-feira. O gigante bancário italiano tentará manter os investidores focados nos números, em vez de suas ambições de fusões e aquisições.
Enquanto seus movimentos em torno do Commerzbank viram aumentar sua participação acionária para 20%, os analistas do Saxo Bank destacam a incerteza em torno de sua potencial aquisição do Banco BPM, depois que um tribunal italiano bloqueou a medida até que novas condições sejam cumpridas.
As ações acumulam alta de mais de 50% neste ano, trazendo algum ânimo ao CEO Andrea Orcel enquanto ele luta para manter seus planos de expansão nos trilhos.
Banco financeiro francês BNP Paribas — o maior credor da zona do euro em ativos — divulga seus lucros na quinta-feira.
Leia mais:
União Europeia sanciona bancos chineses e refinaria na Índia contra a Rússia
O último ciclo de taxas do Banco Central Europeu está ‘concluído’, diz economista-chefe
Em encontro com chefe da OTAN, Trump ameaça Rússia com tarifa de 100%
No último trimestre, o banco superou as expectativas, impulsionado pelo desempenho de seu banco de investimento, mas revisou sua meta de lucratividade ligeiramente para baixo.
No mesmo dia, as atenções se voltarão para Frankfurt para o último conjunto de números do Deutsche Bank. O banco alemão registrou seu melhor lucro em 14 anos no último trimestre, beneficiando-se do aumento dos volumes de negociação em meio à volatilidade do mercado.
O CEO Christian Sewing disse à CNBC em junho que vê uma oportunidade para a Europa investir mais em seu próprio setor de defesa como uma área chave de crescimento.
Para os observadores macroeconômicos, o destaque da semana na Europa virá do Banco Central Europeu. A presidente Christine Lagarde e seus colegas formuladores de políticas devem manter os juros em 2% na quinta-feira. Mas há um GRANDE porém…
As ameaças tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump, não devem prejudicar o resultado desta reunião, segundo a Reuters, citando cinco fontes do conselho do BCE. Mas, se Trump avançar com tarifas de 30% sobre as importações da UE, há uma ampla expectativa de que o BCE corte as taxas em resposta.
Os investidores terão até 11 de setembro para avaliar o impacto, já que o BCE fará uma pausa no verão após a reunião desta semana.
Em termos das condições econômicas subjacentes, o Deutsche Bank alerta que os riscos de inflação europeus “continuam sendo subestimados, com uma complacência notável em ativos-chave”, com o impacto tarifário ainda não totalmente refletido.
O estrategista macro do banco também disse ao Squawk Box Europe da CNBC que o prazo de 1º de agosto para as negociações tarifárias entre os EUA e a UE prepara o cenário para que um resultado tardio desencadeie uma “reação muito forte do mercado”.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Brasília agora: Congresso Nacional une líderes para ter o poder de punir diretores do Banco Central
Do imóvel físico ao ativo digital: especialista aponta como a tokenização transforma o setor imobiliário
Meta remove 10 milhões de perfis no Facebook para combater spam
Golpes milionários: como a verificação digital virou arma contra fraudes
Ordem de Trump aumenta impactos da Lei Magnitsky sobre bancos brasileiros