Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ibaneis diz que indicação de Celso Eloi ao BRB é em caráter definitivo; BC e Câmara Distrital precisam validar indicação
Publicado 18/11/2025 • 16:49 | Atualizado há 3 meses
Disney supera expectativas de Wall Street impulsionada por parques temáticos e streaming
Oracle sobe 5% após anunciar captação de US$ 50 bilhões
Ações da Nvidia caem 2% após reportagem indicar que investimento na OpenAI ficou travado
Gigante chinesa AstraZeneca vai abrir capital em Nova York nesta segunda-feira (2)
Documentos ligam Musk a conversas sobre visita à ilha privada de criminoso sexual
Publicado 18/11/2025 • 16:49 | Atualizado há 3 meses
Reprodução/Agência Brasília
S&P rebaixa rating do BRB por pressão de capital e risco reputacional
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu indicar o superintendente executivo da Caixa Econômica Federal em Brasília, Celso Eloi, ao comando do BRB em caráter “definitivo”, como afirmou ao Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC. A indicação ainda precisa ser validada pelo Banco Central e pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Nesta quarta-feira (18), a Justiça afastou Paulo Henrique Costa da presidência do BRB, por 60 dias, no âmbito da Operação Compliance Zero. A investigação apura supostos contratos fraudulentos envolvendo o Banco Master, agora liquidado pelo Banco Central. O diretor financeiro, Oswaldo Garcia Júnior, também foi afastado pelo mesmo período.
Ibaneis poderia indicar um presidente interino para os próximos dois meses ou um presidente efetivo. Ficou com a segunda opção e indicou Celso Eloi Cavalheiro, superintendente da Caixa Econômica Federal em Brasília.
Leia mais artigos desta coluna aqui
A oposição ao seu governo coleta assinaturas na Câmara Legislativa para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o caso, já que o BRB, em alinhamento com o governo do DF, tentou comprar o Banco Master neste ano. A transação foi vetada pelo BC.
Paulo Henrique Costa estava no cargo desde 2019, no primeiro mandato de Ibaneis, e se encontra neste momento nos Estados Unidos. Ele conversou rapidamente com o governador ao telefone na manhã desta terça-feira (18) e sinalizou que voltará ao Brasil.
Em nota, o BRB disse que “sempre atuou em conformidade com as normas de compliance e transparência, prestando regularmente informações ao Ministério Público Federal e ao Banco Central do Brasil sobre todas as operações relacionadas ao Banco Master.”
O Banco Regional de Brasília esclareceu ainda que segue operando normalmente, garantindo a continuidade integral dos serviços e preservando a segurança das operações, dos clientes, dos parceiros e de toda a sua estrutura operacional.
--
Mais lidas
1
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
2
Fictor, que fez proposta pelo Master, pede recuperação judicial
3
Ex-sócio do Master tenta vender o Banco Pleno em meio a crise de liquidez
4
Moltbook: especialista afirma que rede social onde só IAs interagem vira vitrine de riscos
5
Investir em Tesouro Direto atrelado à inflação é a bola da vez, dizem especialistas