Fabricantes de chips enfrentam pressão em Wall Street.

CNBC Trump bloqueia venda de chips à China; ações das fabricantes despencam

Brasil

“A riqueza hoje está na tecnologia, na inovação e na propriedade intelectual”, diz Barroso na CNI

Publicado 26/05/2025 • 16:54 | Atualizado há 3 dias

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Durante palestra magna no evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta segunda-feira (26), o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, destacou que o mundo vive uma transformação impulsionada pela economia do conhecimento, “na qual a riqueza está menos nos bens físicos e mais na propriedade intelectual, na coleta de dados e na capacidade de inovação”.
  • Barroso afirmou que a nova economia é marcada pela “virtualização da vida, pela digitalização dos processos e pela centralidade da tecnologia”.

Durante palestra magna no evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta segunda-feira (26), o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, destacou que o mundo vive uma transformação impulsionada pela economia do conhecimento, “na qual a riqueza está menos nos bens físicos e mais na propriedade intelectual, na coleta de dados e na capacidade de inovação”.

Leia mais:

Presidente da CNI defende protagonismo da indústria e alerta para impactos da guerra tarifária

Barroso afirmou que a nova economia é marcada pela “virtualização da vida, pela digitalização dos processos e pela centralidade da tecnologia”, citando exemplos como inteligência artificial, blockchain, nanotecnologia, biotecnologia e computação quântica.

Ao comparar diferentes momentos da história econômica, o ministro destacou que, no passado, “as empresas mais valiosas eram do setor de petróleo, automóveis e equipamentos industriais”. Hoje, segundo ele, “esse espaço é ocupado por gigantes de tecnologia como Apple, Amazon, Facebook, Google, Microsoft e NVIDIA”.

Barroso alertou que “essa transformação impõe desafios e oportunidades para a indústria brasileira, que precisa se adaptar ao ambiente das big techs, startups e fintechs para permanecer competitiva na economia digital”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Brasil