Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
ABX25: tecnologia de propulsão e conectividade com IA movem o setor automotivo, diz presidente da Anfavea
Publicado 17/09/2025 • 18:21 | Atualizado há 2 meses
Publicado 17/09/2025 • 18:21 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Nesta quarta-feira (17), o evento ABX25 é realizado em São Paulo, reunindo executivos, especialistas e autoridades do setor automotivo e de mobilidade. Esses setores enfrentam um contexto desafiador, marcado por questões climáticas, transições tecnológicas e geopolíticas e pela mudança no comportamento do consumidor.
Apesar do grande interesse em novas tecnologias — e até mesmo da introdução da inteligência artificial —, algumas montadoras, como a Toyota, ainda defendem que analisar o contexto específico de cada país é uma estratégia mais eficaz do que simplesmente transformar tudo no que há de mais tecnológico.
No caso do Brasil, a abundância de matéria-prima e a força da produção agrícola tornam mais favorável o avanço dos biocombustíveis e a venda de carros híbridos.
Leia mais
ABX25: Eaton foca em híbridos e mantém motores a combustão no Brasil, diz executivo
ABX25: ‘Plano de R$ 32 bi vai impulsionar descarbonização no Brasil’, diz CFO da Stellantis
Porém, dados mais atuais da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostram que 20% dos emplacamentos no Brasil já são de carros cada vez mais tecnológicos e modernos, com inteligência artificial e soluções avançadas.
Sobre esse cenário, Igor Calvet, presidente da Anfavea, defende que o setor automotivo é movido hoje por duas grandes tendências. Em entrevista exclusiva ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, ele destacou que o uso de novas tecnologias de propulsão — incluindo veículos elétricos ou eletrificados — e o avanço da conectividade com IA são os dois fatores que estão redefinindo o mercado.
Ele também comentou o crescimento da procura por veículos elétricos no Brasil, que aumentou dez vezes nos últimos cinco anos, além da evolução dos veículos Flex.
“Nós já vamos chegar no E30, que é 30% na mistura da gasolina. Isso é uma forma de incentivar a produção local desse insumo que é super importante, o insumo energético, o etanol”, disse.
Calvet ressaltou ainda que, embora essa tendência de consumo do etanol ocorra no Brasil, é preciso incentivar o uso desse combustível em escala global.
“Quando a demanda crescer, aí nós teremos um mercado muito mais pujante, porque, afinal de contas, o setor automotivo é global”, afirmou.
__
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
2
Começa venda de ingressos para final da Libertadores; confira os preços
3
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
4
Lucro da Johnson & Johnson dobra no terceiro trimestre e passa dos US$ 5 bilhões com farma e dispositivos médicos
5
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos