CNBC
Mercado de trabalho aquecido pressiona inflação, diz economista.

CNBC15 empregos bem pagos nos EUA que não exigem diploma universitário

Notícias do Brasil

“Assédio político de Estado estrangeiro não será tolerado”, afirma advogado-geral da União

Publicado 19/07/2025 • 15:25 | Atualizado há 5 meses

KEY POINTS

  • “Não se pode coadunar com a deturpação que pretende imputar a tais autoridades brasileiras a prática de atos de violação de direitos fundamentais, tampouco censura à liberdade de expressão”, escreveu.
  • Ele classificou a decisão estrangeira como um “ato arbitrário” e defendeu a atuação das autoridades nacionais dentro dos “estritos limites do ordenamento jurídico”.
Jorge Messias, ministro da AGU

Jorge Messias, ministro da AGU

Valter Campanato/Agência Brasil

O advogado-geral da União, Jorge Messias, publicou na noite desta sexta-feira (18) uma nota oficial em que expressa solidariedade aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao procurador-geral da República, após a revogação de vistos de entrada nos Estados Unidos determinada pelo governo norte-americano. A medida também afeta familiares dos magistrados e do chefe do Ministério Público Federal.

Leia mais:

EUA revogam vistos de Moraes e 7 ministros do STF por “perseguição” contra Bolsonaro, diz secretário de Estado

“Não se pode coadunar com a deturpação que pretende imputar a tais autoridades brasileiras a prática de atos de violação de direitos fundamentais, tampouco censura à liberdade de expressão”, escreveu Messias, em publicação no X (antigo Twitter). 

Ele classificou a decisão estrangeira como um “ato arbitrário” e defendeu a atuação das autoridades nacionais dentro dos “estritos limites do ordenamento jurídico”.

O posicionamento do chefe da AGU ocorre após o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, anunciar o cancelamento dos vistos de ministros do STF, incluindo Alexandre de Moraes, sob acusação de “perseguição política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e de supostos ataques à liberdade de expressão de cidadãos americanos.

Messias afirmou que o sistema de Justiça brasileiro é estável e atua alinhado com as garantias da cidadania. 

“O exercício da jurisdição não pode sofrer, em hipótese alguma, assédio de índole política, muito menos mediante o concurso de Estado estrangeiro”, declarou.

Ele concluiu assegurando que “nenhum expediente inidôneo ou ato conspiratório sórdido haverá de intimidar o Poder Judiciário de nosso país em seu agir independente e digno”. A nota reforça a defesa da soberania institucional diante de pressões externas e segue a linha adotada por outras autoridades federais nas últimas horas.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;