BREAKING NEWS:

OpenAI fecha acordo de US$ 38 bilhões com Amazon em parceria inédita entre as gigantes

CNBC

CNBCEleitores expressam frustração com desempenho de Trump na economia, aponta pesquisa NBC News

Notícias do Brasil

Brasil critica EUA após deportados chegarem algemados

Publicado 26/01/2025 • 09:10 | Atualizado há 9 meses

AFP

KEY POINTS

  • O Brasil pedirá explicações ao governo de Donald Trump pelo que chamou de "desrespeito aos direitos fundamentais" de brasileiros deportados dos Estados Unidos, que foram algemados durante a viagem.
  • O Brasil classificou o episódio como um 'desrespeito' aos direitos dos cidadãos.
  • Quando o avião pousou na cidade de Manaus, as autoridades brasileiras ordenaram que os oficiais norte-americanos "removessem imediatamente as algemas".

Casa Branca/Divulgação

O Brasil pedirá explicações ao governo de Donald Trump pelo que chamou de “desrespeito aos direitos fundamentais” de brasileiros deportados dos Estados Unidos, que foram algemados durante a viagem.

Este é o primeiro episódio de tensão entre os governos do novo presidente dos Estados Unidos e de Luiz Inácio Lula da Silva, que manifestou seu desejo de preservar a “relação histórica” entre Washington e Brasília no dia da posse de Trump, em 20 de janeiro.

Quando o avião pousou na cidade de Manaus, as autoridades brasileiras ordenaram que os oficiais norte-americanos “removessem imediatamente as algemas”, informou o Ministério da Justiça em um comunicado.

Leia também:

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, relatou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva “o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”, segundo o comunicado.

O impasse surge em meio ao retorno de Donald Trump à presidência dos EUA, trazendo uma agenda rigorosa contra a imigração, com promessas de reprimir a migração irregular e intensificar as deportações em massa.

Uma fonte do governo informou à AFP que o voo de deportação não tinha relação direta com as ordens de imigração emitidas por Trump ao assumir o cargo na última segunda-feira, mas estava vinculado a um acordo bilateral firmado em 2017.

O voo tinha como destino original a cidade de Belo Horizonte, mas enfrentou um problema técnico que forçou o pouso em Manaus.

Segundo um comunicado da Polícia Federal, o avião chegou na noite de sexta-feira com 88 brasileiros a bordo. No entanto, o governo do estado do Amazonas, cuja capital é Manaus, informou que havia 79 passageiros: 62 homens, 11 mulheres e seis crianças.

“Ao tomar conhecimento da situação, o presidente Lula ordenou que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizada para transportar os brasileiros ao destino final, a fim de garantir que pudessem concluir a viagem com dignidade e segurança”, afirmou o Ministério da Justiça.

Trump prometeu endurecer as ações contra a imigração irregular durante a campanha eleitoral e iniciou seu segundo mandato com uma série de decretos executivos voltados a reformular o sistema de entrada nos Estados Unidos.

No primeiro dia no cargo, ele assinou ordens declarando uma “emergência nacional” na fronteira sul dos EUA, anunciou o envio de mais tropas para a região e prometeu deportar “imigrantes criminosos”.

Vários voos de deportação desde segunda-feira atraíram atenção pública e midiática, embora ações semelhantes também fossem comuns sob governos anteriores dos EUA.

Em uma mudança em relação às práticas anteriores, no entanto, o governo Trump começou a usar aeronaves militares para os voos de repatriação, com pelo menos um pouso registrado na Guatemala nesta semana.

O avião que pousou em Manaus, entretanto, não era uma aeronave militar, confirmaram jornalistas da AFP na cidade.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;