Apple

CNBC Apple sofre a maior queda em 5 anos com tarifas de Trump ameaçando a cadeia de suprimentos

Brasil

Brasil pode ganhar espaço no comércio global com tarifas mais baixas impostas por Trump, afirma Apex

Publicado 03/04/2025 • 18:24 | Atualizado há 18 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Segundo o presidente da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana, o Brasil, que foi beneficiado com uma tarifa de 10%, pode aproveitar essa janela de oportunidade para aumentar sua presença no mercado internacional.
  • Ele também destacou que o governo brasileiro ainda está em processo de implementação da Lei de Reciprocidade Comercial, que permitirá a aplicação de tarifas sobre produtos americanos, caso necessário.
  • Com a tarifa de 10% para os produtos brasileiros, o país se encontra em uma posição mais vantajosa em relação a outros, como Tailândia, Vietnã e China, que enfrentam tarifas superiores a 30%.

O Brasil pode se beneficiar das novas tarifas comerciais anunciadas por Donald Trump, que impôs altas taxas de importação a países da Ásia e do Canadá. Segundo o presidente da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC o Brasil, que foi beneficiado com uma tarifa de 10%, pode aproveitar essa janela de oportunidade para aumentar sua presença no mercado internacional.

Durante entrevista sobre o impacto do tarifaço de Trump, Viana explicou que o Brasil adotou uma postura cautelosa diante das novas medidas e aguardará os desdobramentos da situação. “A posição do Brasil até aqui tem sido muito certa, de ter um pouco de cautela, esperando os desdobramentos”, afirmou.

Ele também destacou que o governo brasileiro ainda está em processo de implementação da Lei de Reciprocidade Comercial, que permitirá a aplicação de tarifas sobre produtos americanos, caso necessário.

Com a tarifa de 10% para os produtos brasileiros, o país se encontra em uma posição mais vantajosa em relação a outros, como Tailândia, Vietnã e China, que enfrentam tarifas superiores a 30%. Segundo Viana, setores como o de aço e outros produtos com forte demanda nos EUA podem se beneficiar da situação.

O presidente da Apex também comentou sobre o impacto das tarifas para o México e o Canadá, cujas economias são fortemente dependentes das trocas comerciais com os Estados Unidos. “A janela de oportunidade está aberta para o Brasil”, concluiu.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Brasil