CNBC

CNBCImportantes CEOs do setor imobiliário dizem que não há êxodo corporativo em Nova York após vitória de Mamdani

Notícias do Brasil

Camex confirma receber o pleito da Lei de Reciprocidade

Publicado 29/08/2025 • 21:19 | Atualizado há 3 meses

KEY POINTS

  • A Secretaria-Executiva da Camex confirmou o recebimento, na noite de quinta-feira (28/8), do pleito do Ministério das Relações Exteriores sobre o início do processo de aplicação da Lei de Reciprocidade Econômica contra os Estados Unidos.
  • Nesta sexta-feira (29), o pleito também foi compartilhado com todos os membro do Comitê-Executivo de Gestão da Camex (Gecex), que é o órgão responsável pela decisão.
  • "Caso seja admitido o pleito de início do processo, o Gecex poderá instituir Grupo de Trabalho para a elaboração de proposta com as possíveis ações de reciprocidade", afirma nota oficial da instituição.
Exportações da indústria de transformação alcançam recorde em 2024.

Pexels

Exportações

A Secretaria-Executiva da Camex informou nesta sexta-feira (29) que compartilhou com todos os integrantes do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) o pleito do Ministério das Relações Exteriores para iniciar o processo de aplicação da Lei de Reciprocidade Econômica contra os Estados Unidos.

Leia mais:
Entidades defendem diálogo antes de aplicação de Lei de Reciprocidade: ‘não é o momento’

Segundo nota oficial, caso o pedido seja admitido, o Gecex poderá instituir um Grupo de Trabalho para elaborar uma proposta com possíveis medidas de reciprocidade. O texto, depois, passará por consulta pública e seguirá para deliberação final do Conselho Estratégico da Camex (CEC).

O movimento ocorre após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizar, na quinta-feira (28), o início formal do processo, em resposta às tarifas de 50% impostas pelos EUA sobre exportações brasileiras.

Segundo fontes do Palácio do Planalto, Lula espera que a medida pressione Washington a abrir uma negociação comercial com o Brasil.

O tarifaço, determinado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, deve prejudicar a economia brasileira, com impacto direto sobre empresas e municípios exportadores.

Para mitigar os efeitos do tarifaço, o Brasil já anunciou o Plano Brasil Soberano, que prevê R$ 40 bilhões em linhas de crédito para companhias mais afetadas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;