CNBC

CNBCOs 10 principais empregos que oferecem trabalho remoto de meio período

Brasil

Camex confirma receber o pleito da Lei de Reciprocidade

Publicado 29/08/2025 • 21:19 | Atualizado há 4 dias

Da Redação

KEY POINTS

  • A Secretaria-Executiva da Camex confirmou o recebimento, na noite de quinta-feira (28/8), do pleito do Ministério das Relações Exteriores sobre o início do processo de aplicação da Lei de Reciprocidade Econômica contra os Estados Unidos.
  • Nesta sexta-feira (29), o pleito também foi compartilhado com todos os membro do Comitê-Executivo de Gestão da Camex (Gecex), que é o órgão responsável pela decisão.
  • "Caso seja admitido o pleito de início do processo, o Gecex poderá instituir Grupo de Trabalho para a elaboração de proposta com as possíveis ações de reciprocidade", afirma nota oficial da instituição.
Exportações da indústria de transformação alcançam recorde em 2024.

Exportações da indústria de transformação alcançam recorde em 2024.

Pexels.

A Secretaria-Executiva da Camex informou nesta sexta-feira (29) que compartilhou com todos os integrantes do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) o pleito do Ministério das Relações Exteriores para iniciar o processo de aplicação da Lei de Reciprocidade Econômica contra os Estados Unidos.

Leia mais:
Entidades defendem diálogo antes de aplicação de Lei de Reciprocidade: ‘não é o momento’

Segundo nota oficial, caso o pedido seja admitido, o Gecex poderá instituir um Grupo de Trabalho para elaborar uma proposta com possíveis medidas de reciprocidade. O texto, depois, passará por consulta pública e seguirá para deliberação final do Conselho Estratégico da Camex (CEC).

O movimento ocorre após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizar, na quinta-feira (28), o início formal do processo, em resposta às tarifas de 50% impostas pelos EUA sobre exportações brasileiras.

Segundo fontes do Palácio do Planalto, Lula espera que a medida pressione Washington a abrir uma negociação comercial com o Brasil.

O tarifaço, determinado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, deve prejudicar a economia brasileira, com impacto direto sobre empresas e municípios exportadores.

Para mitigar os efeitos do tarifaço, o Brasil já anunciou o Plano Brasil Soberano, que prevê R$ 40 bilhões em linhas de crédito para companhias mais afetadas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil