CNBC

CNBCGorjetas sem impostos? Projeto de Trump oferece dedução de até US$ 25 mil para trabalhadores

Brasil

China pode adotar exigências ambientais mais rigorosas para a carne bovina brasileira

Publicado 10/08/2025 • 09:39 | Atualizado há 3 horas

Agência Estado

KEY POINTS

  • China avalia novas exigências ambientais semelhantes às previstas pela União Europeia para sua lei antidesmatamento.
  • A avaliação foi do diretor de Sustentabilidade da Marfrig durante participação em evento sobre meio ambiente e clima, em São Paulo.
  • O país asiático é o principal destino da carne bovina brasileira. Rigor ambiental tende a ser cada vez mais exigente pelo mundo.
A China, principal destino da carne bovina brasileira, pode adotar exigências ambientais semelhantes às previstas pela União Europeia em sua lei antidesmatamento.  A possibilidade foi tema de comentário do diretor de Sustentabilidade da Marfrig, Paulo Pianez, durante participação na São Paulo Climate Week, na sexta-feira (8). “Recebemos recentemente, na Marfrig, uma delegação grande do governo chinês e eles pensam em fazer exigências desse tipo também”, afirmou. Ele destacou que a tendência de maior rigor ambiental "é inevitável" e não deve se limitar à União Europeia (UE). “O mercado lá fora cada vez mais implementa um nível alto de exigência ambiental. Quando há uma realidade de mercado desse tipo, é muito pouco provável que seja desfeita. A gente precisa ter um viés de adaptação.”

A China, principal destino da carne bovina brasileira, pode adotar exigências ambientais semelhantes às previstas pela União Europeia em sua lei antidesmatamento. 

A possibilidade foi tema de comentário do diretor de Sustentabilidade da Marfrig, Paulo Pianez, durante participação na São Paulo Climate Week, na sexta-feira (8).

“Recebemos recentemente, na Marfrig, uma delegação grande do governo chinês e eles pensam em fazer exigências desse tipo também”, afirmou.

Ele destacou que a tendência de maior rigor ambiental “é inevitável” e não deve se limitar à União Europeia (UE). “O mercado lá fora cada vez mais implementa um nível alto de exigência ambiental. Quando há uma realidade de mercado desse tipo, é muito pouco provável que seja desfeita. A gente precisa ter um viés de adaptação.”

Leia mais:
Lula afirma que conversará com a China para retomar exportação de US$ 1 bilhão em pés de frango brasileiros
Maurício Palma Nogueira: Brasil corre risco de perder bilhões com nova tarifa dos EUA sobre carne bovina

A UE determina que produtos como carne, couro, soja e café só podem entrar no bloco europeu se comprovarem não ter origem em áreas desmatadas após a data de corte de 2020.


📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil