CNBC UE lança disputa contra tarifas dos EUA ao definir 95 bilhões de euros em contramedidas

Brasil

Colômbia proíbe voos de deportação dos EUA sem protocolo de tratamento digno

Publicado 26/01/2025 • 12:40 | Atualizado há 3 meses

AFP

KEY POINTS

  • O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou que não permitirá que voos de deportação dos Estados Unidos acessem o espaço aéreo colombiano.
  • Petro afirmou em uma rede social: "Os Estados Unidos não podem tratar os migrantes colombianos como criminosos. Proíbo a entrada em nosso território de aviões dos EUA transportando migrantes colombianos"
  • Ele ressaltou que a Colômbia só aceitará esses voos se Washington estabelecer um protocolo que garanta o "tratamento digno" dos migrantes.
Gustavo Petro, presidente da Colômbia, no G20

Gustavo Petro, presidente da Colômbia, no G20

Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou que não permitirá que voos de deportação dos Estados Unidos acessem o espaço aéreo colombiano. A declaração foi feita no domingo, 26, em relação ao tratamento de seus cidadãos no exterior.

Petro afirmou em uma rede social: “Os Estados Unidos não podem tratar os migrantes colombianos como criminosos. Proíbo a entrada em nosso território de aviões dos EUA transportando migrantes colombianos”. Ele ressaltou que a Colômbia só aceitará esses voos se Washington estabelecer um protocolo que garanta o “tratamento digno” dos migrantes.

Tensão entre Colômbia e Estados Unidos

Essa postura sinaliza uma tensão crescente entre os dois países no que diz respeito à política migratória e ao tratamento de cidadãos colombianos nos EUA. A demanda por um protocolo visa a assegurar que os direitos humanos dos migrantes sejam respeitados durante o processo de deportação.

Juliana Colombo

Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.

MAIS EM Brasil