Novo Nordisk

CNBC Ações da Novo Nordisk sobem após lucro acima do esperado e aumento nas vendas do Wegovy

Brasil

Colômbia proíbe voos de deportação dos EUA sem protocolo de tratamento digno

Publicado 26/01/2025 • 12:40

AFP

KEY POINTS

  • O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou que não permitirá que voos de deportação dos Estados Unidos acessem o espaço aéreo colombiano.
  • Petro afirmou em uma rede social: "Os Estados Unidos não podem tratar os migrantes colombianos como criminosos. Proíbo a entrada em nosso território de aviões dos EUA transportando migrantes colombianos"
  • Ele ressaltou que a Colômbia só aceitará esses voos se Washington estabelecer um protocolo que garanta o "tratamento digno" dos migrantes.
Gustavo Petro, presidente da Colômbia, no G20

Gustavo Petro, presidente da Colômbia, no G20

Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou que não permitirá que voos de deportação dos Estados Unidos acessem o espaço aéreo colombiano. A declaração foi feita no domingo, 26, em relação ao tratamento de seus cidadãos no exterior.

Petro afirmou em uma rede social: “Os Estados Unidos não podem tratar os migrantes colombianos como criminosos. Proíbo a entrada em nosso território de aviões dos EUA transportando migrantes colombianos”. Ele ressaltou que a Colômbia só aceitará esses voos se Washington estabelecer um protocolo que garanta o “tratamento digno” dos migrantes.

Tensão entre Colômbia e Estados Unidos

Essa postura sinaliza uma tensão crescente entre os dois países no que diz respeito à política migratória e ao tratamento de cidadãos colombianos nos EUA. A demanda por um protocolo visa a assegurar que os direitos humanos dos migrantes sejam respeitados durante o processo de deportação.

MAIS EM Brasil