Publicado 16/12/2024 • 19:44
KEY POINTS
O Congresso Nacional em Brasília está com uma agenda intensa esta semana. Até sexta-feira, quando os parlamentares iniciam o recesso de fim de ano, diversos projetos da pauta econômica devem ser analisados e votados.
Principais temas em discussão:
Mobilização no Congresso
Preocupado com o prazo apertado, o governo intensificou a articulação política para garantir que as votações ocorram nesta semana. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP – AL), convocou uma sessão semipresencial para esta segunda-feira (16), com foco em dois projetos principais:
Avanços no pacote fiscal
O deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), relator de um dos projetos do pacote fiscal, afirmou que pretende apresentar seu relatório até quarta-feira. Entre os destaques estão:
Além disso, há outros dois textos do pacote fiscal em tramitação:
Desafios para aprovação
Os temas em debate são complexos, envolvem fortes divergências e enfrentam pressão de diversos lobbies no Congresso. Apesar disso, há um esforço conjunto entre o governo e os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD – MG), para aprovar a agenda econômica até o fim desta semana.
Além de atender às demandas do governo, Lira e Pacheco buscam encerrar o ano com resultados concretos para fortalecer suas gestões antes da eleição das novas mesas diretoras das Casas em 2025.
Mais lidas
10 rebrandings que marcaram 2024
Avião que declarou emergência precisou de manutenção não programada, diz Latam
Desemprego cai para 6,1%, menor taxa da série histórica
China investiga volume de importação de carne bovina; Brasil diz que não causa impacto na indústria do país asiático
Em novembro, 106,6 mil vagas foram criadas; comércio e serviço puxam geração de empregos