CNBC China mantém controle sobre metais de terras raras após suspender algumas restrições à exportação dos EUA

Brasil

“Consumo de carne de frango e ovos não transmite gripe aviária”, diz diretor do CNA

Publicado 16/05/2025 • 14:15 | Atualizado há 7 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se pronunciou nesta sexta-feira (16) sobre a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em plantel comercial no Brasil. A ocorrência foi registrada em Montenegro, no Rio Grande do Sul.
  • “O consumo de carne de frango e de ovos não transmite a doença”, afirmou Bruno Lucchi, diretor técnico da CNA. Ele reforçou que a transmissão ocorre entre pessoas que lidam diretamente com os animais nas granjas.
  • O diretor técnico também lembrou que o vírus da gripe aviária circula internacionalmente desde 2006 e que países como os Estados Unidos já enfrentaram episódios semelhantes.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se pronunciou nesta sexta-feira (16) sobre a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em plantel comercial no Brasil. A ocorrência foi registrada em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

“O consumo de carne de frango e de ovos não transmite a doença”, afirmou Bruno Lucchi, diretor técnico da CNA. Ele reforçou que a transmissão ocorre entre pessoas que lidam diretamente com os animais nas granjas.

Leia também:

Governo espera revisão de suspensão da compra de frango pela China antes do prazo de 60 dias

JULIA LINDNER: Integrantes da bancada ruralista avaliam ser melhor para a China e para o Brasil restringir o comércio em somente um local, não em todo o território.

União Europeia avalia suspender compra de frango do Brasil após caso de gripe aviária

Caso confirmado no Rio Grande do Sul

Segundo a CNA, esta é a primeira vez que a doença é detectada em plantel comercial no país. Bruno Lucchi destacou que o Brasil já realiza monitoramento da gripe aviária desde 2003 e, nesse período, foram quase quatro mil análises para detecção do vírus, identificado principalmente em aves silvestres, devido à condição migratória do território nacional.

O diretor técnico também lembrou que o vírus da gripe aviária circula internacionalmente desde 2006 e que países como os Estados Unidos já enfrentaram episódios semelhantes.

Medidas adotadas e controle sanitário

Bruno Lucchi informou que o Brasil conta com um serviço veterinário oficial, coordenado pelo Ministério da Agricultura, que atua com agilidade e transparência no enfrentamento da situação. Entre as ações, está a compartimentalização do foco, com isolamento da área e o abate de todas as aves da granja onde o caso foi identificado.

De acordo com Lucchi, o país possui um plano estruturado para que países importadores possam, se necessário, restringir a compra de produtos de áreas ou estados específicos.

Orientações aos produtores

A CNA recomendou que os avicultores reforcem as medidas de biossegurança nas granjas, conforme protocolos já divulgados pela entidade. Lucchi informou ainda que a CNA está trabalhando em parceria com o governo federal, o Ministério da Agricultura e a indústria para responder de forma coordenada e reduzir os impactos da ocorrência.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Brasil