Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
COP30: Brasil e Japão firmam acordo de cooperação para programa de recuperação de pastagens
Publicado 18/11/2025 • 22:34 | Atualizado há 2 meses
Aliado sob pressão: por que a Rússia se importa com o risco de colapso do Irã
Airbnb contrata ex-chefe de GenAI da Meta como novo diretor de tecnologia
A cartilha de Trump sobre Groenlândia, Venezuela e Irã para enfrentar a China
Fim de subsídios do Obamacare já deixa milhões sem plano de saúde nos EUA; entenda
Ford amplia linha de SUVs de alto desempenho com modelo ‘mais acessível’
Publicado 18/11/2025 • 22:34 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (à esquerda) e o primeiro- ministro do Japão, Shigeru Ishiba, durante Cerimônia de Troca de Documentos de Cooperação na Casa de Hóspedes do Palácio Akasaka, em Tóquio, nesta quarta-feira, 26 de março de 2025.
RODRIGO REYES MARIN/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Brasil e Japão firmaram acordo de cooperação técnica internacional para o Programa Caminho Verde Brasil, programa nacional que prevê a recuperação de 40 milhões de hectares de pastagens degradadas em dez anos. O memorando de entendimento foi assinado entre o Ministério da Agricultura, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) nesta terça-feira (18) na Agrizone, na COP30.
Batizado de Parceria Verde pela Agricultura, o acordo prevê a cooperação para expansão da recuperação de pastagens degradadas e conversão em áreas produtivas. O projeto é voltado ao diagnóstico de pastagens degradadas e ao monitoramento da recuperação e intensificação agrícola sustentável no Cerrado.
“Queremos tirar o máximo de proveito daquilo que já foi ocupado e que está com algum nível de degradação. Temos 40 milhões de hectares e o desafio é fazer isso entrar em operação”, afirmou Fávaro na assinatura do acordo. Segundo o ministro, em três Planos Safras, com recursos do Renovagro já foram recuperados 3 milhões de hectares. Os aportes da Jica no projeto ainda serão definidos, segundo Fávaro.
Leia mais:
COP30: empresas precisam transformar natureza de passivo em ativo, diz líder de sustentabilidade da EY
Com presença de chefes de estado e agro na pauta, COP30 abre semana decisiva de negociações
“As tratativas para um novo EcoInvest estão avançadas. Tenho certeza que Jica vai se somar e fará investimento em um futuro próximo colocando recursos em investimentos além de pesquisa”, disse o ministro. “A Jica e a Embrapa vem dimensionando os investimentos recíprocos para equalizar o tamanho desse investimento e os recursos ainda estão sendo fechados.
A Jica também já está em processo avançado, com o Ministério da Fazenda, o Ministério da Agricultura e o BNDES para aportar financiamento para esse programa”, afirmou Fávaro. O valor “robusto” será anunciado no “tempo deles”, segundo o ministro.
O embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, pontuou que o país estuda um maior apoio financeiro para os agricultores brasileiros e classificou o acordo como representativo. “Precisamos levar ao público a importância da recuperação das pastagens degradadas”, afirmou. O projeto terá duração de cinco a dez anos e está previsto para começar em abril de 2026.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
Banco Master: demora do FGC nos pagamentos é irregular pela lei? Entenda
3
EUA suspendem processamento de vistos: Brasil está na lista
4
Golpe mira beneficiários do FGC: app falso instala trojan bancário em celulares Android
5
Operação da PF mira Nelson Tanure por fundos ligados ao Banco Master