CNBC

CNBCAções da Pandora sobem após CEO dizer que empresa quer reduzir dependência da prata

Notícias do Brasil

“É muito improvável”, diz professor de marketing sobre mensagem subliminar política em novo comercial da Havaianas

Publicado 22/12/2025 • 18:35 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • No novo filme publicitário da Havaianas, a atriz Fernanda Torres pede que o brasileiro não comece 2026 com o pé direito – mas com os dois pés.
  • O professor de marketing e branding da FIA Business School, Emerson Mainardes, não acredita que a Havaianas tenha incluído qualquer mensagem subliminar política na mensagem de sua nova campanha publicitária.
  • Por outro lado, Mainardes acredita que o lado positivo a Havaianas em sua nova propaganda novo comercial é o fato de a empresa ter conseguido “mídia espontânea” a partir de uma mensagem publicitária.

O “ataque à direita” sugerido por grupos de discussões nas redes sociais, em relação à nova campanha publicitária da Havaianas com a atriz Fernanda Torres, é muito mais uma questão de mera interpretação do comercial do que necessariamente de uma mensagem política subliminar da empresa.  A opinião é do professor de marketing e branding da FIA Business School, Emerson Mainardes, que falou com a Times Brasil nessa segunda-feira (22).

No filme publicitário, a atriz pede que o brasileiro não comece 2026 com o pé direito – mas com os dois pés. “O que a empresa quis transmitir? Que a Havaianas é pra todo mundo, ou seja, põe os dois pés. Então, não tem ‘lado’, a Havaianas é pra todo mundo. Essa é a leitura que eu faço dos dois pés”, explicou o professor.

“Porque nós temos essa fala que é muito natural da nossa sociedade, com relação a começar as coisas com o pé direito. É claro que hoje em dia você pode interpretar mensagens da forma que você quiser. Mas eu não acredito, honestamente, que isso foi intencional. É muito improvável, até pela forma como foi transmitida a mensagem. A ideia é assim, ‘vamos com tudo’, ‘vamos para o próximo ano com tudo’. E esses dois pés significam ‘olha, nós estamos aqui para atender todo mundo. Não atendemos um grupo ou outro, atendemos a todos’”, completou.

Mainardes também considera que a empresa não colocaria sua história e reputação em riscos assumindo uma posição política numa peça publicitária. “De uma forma geral, quando as marcas assumem uma posição, normalmente são posições que são muito favoráveis à grande parte da população. Agora, entrar num assunto que seja polêmico e que possa causar prejuízo pra marca, o que possa gerar boicote à marca, isso é bobagem. Justamente porque as marcas têm que significar além daquilo que as pessoas defendem”, pontua.

Leia mais:

“Marcas fortes sofrem quando não respondem rápido”: as lições da polêmica da Havaianas

Ações da dona da Havaianas em queda após campanha polêmica

“E por isso mesmo a marca tem que privilegiar aquilo que seja um benefício, que seja algo favorável para ela. E não pensando só nas vendas, porque as vendas é uma visão de muito curto prazo. Ela tem que pensar no futuro. E esse futuro é justamente trazer a perenidade da marca ao longo do tempo. E por isso mesmo ela precisa ter esse cuidado com as mensagens que ela transmite. E se aquela mensagem pode gerar algum tipo de prejuízo para a marca, é melhor não fazer”, explica o professor de marketing.

Por outro lado, Mainardes acredita que o lado positivo a Havaianas em sua nova propaganda novo comercial é o fato de a empresa ter conseguido “mídia espontânea” a partir de uma mensagem publicitária. “Ou seja, para além daquilo que a empresa gastou fazendo o comercial, ela começa a fazer parte de uma série de discussões. A internet vai para as mídias abertas de vários outros canais, coisa que ela não pagou. É a mídia espontânea que pode gerar um grande resultado para a empresa.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;