CNBC

CNBCBinance, cujo fundador foi perdoado por Trump, nega favorecer negócios da família do presidente

Economia Brasileira

CNI: 77% das indústrias aumentariam investimentos se taxa de juros caísse, aponta pesquisa

Publicado 05/11/2025 • 15:57 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Se a taxa Selic caísse de forma expressiva, 77% das empresas industriais do País aumentariam os investimentos nos próximos dois anos.
  • Isso é o que aponta pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) à Nexus.
  • O levantamento, que ouviu 1.000 executivos da indústria, mostra o impacto direto dos juros altos sobre a economia brasileira.
Dinheiro

José Cruz/Agência Brasil

O Crédito do Trabalhador já migrou R$ 37 bilhões de 2,3 milhões de contratos antigos para a plataforma, facilitando o acesso a juros menores.

Se a taxa básica de juros do País, a Selic, caísse de forma expressiva, 77% das empresas industriais do País aumentariam os investimentos nos próximos dois anos. Isso é o que aponta pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) à Nexus.

O levantamento, que ouviu 1.000 executivos da indústria, mostra o impacto direto dos juros altos sobre a economia brasileira. A margem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais e intervalo de confiança de 95%.

“A decisão do Copom de manter a Selic em 15% ao ano é mais um duro golpe na economia e na competitividade da indústria brasileira”, afirma o presidente da CNI, Ricardo Alban.

A avaliação do presidente da CNI é de que não há justificativa técnica para manter a Selic em patamar tão elevado. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anuncia nesta quarta-feira, 05, sua decisão sobre a taxa Selic. Segundo o Projeções Broadcast, a ampla maioria do mercado (60 de 65 instituições) espera que os juros fiquem estacionados em 15% até o final do ano.

Leia mais:
Mesmo com tarifaço, carne bovina brasileira deve bater recorde de exportações no ano
Câmara aprova regulação das plataformas de streamings

O levantamento da CNI também mostra a preocupação dos empresários com o Custo Brasil, e a taxa de juros é um dos principais componentes desse custo. Para 60% dos executivos industriais, deveria ser a principal prioridade do País reduzir o Custo Brasil. Para outros 18%, essa seria a segunda prioridade.

De acordo com a pesquisa, 81% dos industriais afirmam que o Custo Brasil eleva os preços finais ao consumidor. Desses, 55% acreditam que o aumento é muito significativo, 22%, razoável; e apenas 4% veem impacto pequeno.

“É esse o preço que toda a sociedade paga por uma política de juros equivocada“, afirma Alban. “Com os preços controlados e o investimento em queda, manter a Selic em 15% ao ano impede o Brasil de crescer. Não se trata apenas de prejudicar as empresas, mas de afetar milhões de brasileiros — sobretudo os de menor renda — que ficam sem acesso ao crédito e, portanto, sem capacidade de consumo”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;