CNBC
Jeff Bezos, fundador e presidente executivo da Amazon, sobe ao palco durante o DealBook Summit anual do The New York Times, no Jazz at Lincoln Center, na cidade de Nova York, em 4 de dezembro de 2024.

CNBCJeff Bezos vê “bolha industrial” na IA, mas aposta em benefícios “gigantescos” para a sociedade

Economia Brasileira

Alckmin atribui reduções e cancelamentos de tarifas a encontro ‘de 39 segundos’ entre Lula e Trump

Publicado 04/10/2025 • 15:55 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Alckmin disse que houve avanços nas negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos após a breve conversa entre Lula e Trump nos bastidores da Assembleia Geral da ONU.
  • Segundo Alckmin, a reunião em Nova York representou um “primeiro passo importante” para a revisão de tarifas impostas pelos EUA a produtos brasileiros.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, afirmou neste sábado (4), em Brasília, que os avanços recentes nas negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos tiveram origem na breve conversa “de 39 segundos” entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente norte-americano Donald Trump, nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

O vice-presidente também destacou reduções recentes em alíquotas de outros itens. “Madeira serrada, que estava taxada em 50%, caiu para 10%. Armários e móveis de sofá passaram de 50% para 25%. Isso deve representar cerca de US$ 370 milhões”, explicou, ressaltando que a nova taxação passou a valer de forma igual para o Brasil e outros países, dentro da chamada seção 232 da legislação americana.

Leia também:

Segundo Alckmin, o diálogo representou um “primeiro passo importante” para a revisão de tarifas impostas pelos EUA a produtos brasileiros. “Depois da conversa do presidente Lula com o presidente Trump, tivemos alguns avanços. Produtos como celulose, ferro-níquel e herbicida tiveram tarifa zerada. Somando tudo, dá US$ 1,7 bilhão, o equivalente a 4% das nossas exportações para os Estados Unidos no ano passado”, disse.

Alckmin afirmou ainda que mantém conversas frequentes com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e com o embaixador Jameson Greer, chefe do USTR, órgão responsável por políticas comerciais da Casa Branca.

O encontro foi fundamental. Temos convicção de que virão próximos passos. Não há razão para essas tarifas, já que os Estados Unidos são superavitários conosco. Do G20, apenas Reino Unido, Austrália e Brasil apresentam superávit para eles. O Brasil não é problema, é solução. Temos uma avenida pela frente para aumentar investimentos recíprocos e complementariedade econômica”, declarou.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;