Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Após liquidação extrajudicial do Banco Master, Ibovespa B3 e dólar fecham em queda
Publicado 18/11/2025 • 18:33 | Atualizado há 2 horas
Câmara aprova por ampla maioria projeto que libera arquivos de Jeffrey Epstein
Príncipe herdeiro da Arábia Saudita vai aos EUA em primeira visita desde assassinato de jornalista opositor
Aposta de Buffett no Google vem duas décadas após fundadores dizerem que IPO foi “inspirado” pelo bilionário
Diretor do Fed defende corte de juros e cita preocupação com mercado de trabalho
CEO da Nvidia, Jensen Huang, surpreende com previsão de “meio trilhão” às vésperas de balanço
Publicado 18/11/2025 • 18:33 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Quote Inspector
Ibovespa B3
O Ibovespa B3 registrou um desempenho negativo nesta terça-feira (18) fechando em 156.525,96 pontos, com uma queda de 0,30% ou 466,97 pontos.
A sessão foi marcada por um clima de cautela, com investidores atentos tanto aos desdobramentos internos quanto ao cenário externo. A principal pressão veio do mercado doméstico, onde a notícia da liquidação extrajudicial do Banco Master dominou as discussões.
A volatilidade foi visível em algumas ações, especialmente no setor bancário e de infraestrutura. Cogna (COGN3), por outro lado, teve uma performance positiva, subindo 9,06%, enquanto Oncoclínicas (ONCO3) e Oi (OIBR3) sofreram perdas expressivas. O índice de volatilidade (VIX) também registrou um pequeno aumento, subindo 0,34% para 17,47.
O mercado focou especialmente no caso do Banco Master, cuja liquidação extrajudicial foi decretada pelo Banco Central. A decisão fez com que o dono da instituição, Daniel Vorcaro, fosse preso pela Polícia Federal sob acusações de crimes financeiros. A situação gerou um forte impacto no setor bancário, com o governo já sinalizando que a Fazenda prestará apoio às consequências econômicas do caso.
Além disso, o presidente do Banco de Brasília (BRB) foi afastado de suas funções, devido a negócios feitos com o Banco Master. A EFB Regimes Especiais de Empresas, nomeada liquidante do banco, agora terá a tarefa de levantar todos os ativos e passivos da instituição financeira em processo de liquidação.
Leia mais:
Falas de Trump impulsionam preços do petróleo
Dados de emprego nos EUA limitam queda do ouro
A ação gerou um ambiente de incerteza no mercado financeiro, especialmente no setor bancário, com os investidores monitorando os desdobramentos da investigação e as implicações para o sistema financeiro nacional.
A prisão de Vorcaro e a liquidação do Banco Master foram acompanhadas de perto por todos os operadores, gerando uma reação imediata nas ações do setor.
O dólar apresentou leve queda de 0,26%, fechando a R$ 5,318 na compra e venda. O movimento da moeda refletiu a cautela do mercado internacional, que ainda tenta digerir o impacto de eventos globais e as futuras decisões de política monetária.
A agenda econômica do dia estava mais vazia, com investidores aguardando por novos dados dos EUA e um discurso do diretor do Federal Reserve, Michael Barr, que poderá trazer novas pistas sobre o rumo da política monetária norte-americana.
A liquidação extrajudicial do Banco Master também influenciou o movimento cambial, já que a expectativa de novos ajustes fiscais e a crise de confiança nos bancos aumentam as incertezas sobre a economia local. O mercado também estava de olho nos leilões do Tesouro de NTN-B e LFT, além de aguardando novas declarações do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) do Banco Central.
No cenário doméstico, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou uma leve alta de 0,32% na segunda prévia de novembro, enquanto o IPC-S acelerou em algumas capitais, embora o impacto sobre o real tenha sido limitado. O real continua sua trajetória de fortalecimento, mas o aumento sazonal das remessas de dólares e a expectativa de cortes maiores na taxa de juros pelo Banco Central podem trazer dificuldades adicionais à moeda brasileira.
Além da repercussão do Banco Master, outros dados econômicos também influenciaram o mercado. O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), que afeta os contratos de aluguel, subiu 0,32% na segunda prévia de novembro, após recuar 0,38% no mês anterior. O IPC-S, índice que mede a inflação de curto prazo, também apresentou alta de 0,24%, refletindo a aceleração de preços em algumas capitais.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
O que acontece agora com quem tem CDBs do Banco Master?
2
Banco Master: quem é Augusto Lima, principal sócio de Vorcaro, que também foi preso?
3
Pagamentos do Banco Master vão drenar um terço da liquidez do FGC
4
Banco Master: veja como receber ressarcimento do FGC, após liquidação extrajudicial
5
Fictor: conheça o grupo que lidera aporte bilionário e consolidou expansão no Brasil