CNBC

CNBCTarifas de Trump aumentaram receita de algumas empresas dos EUA: ‘estávamos no lugar certo, na hora certa’

Economia Brasileira

Banco Genial renuncia a fundo citado em operação na Faria Lima

Publicado 28/08/2025 • 23:11 | Atualizado há 3 horas

Da Redação

KEY POINTS

  • O Banco Genial anunciou nesta quinta-feira (28) a renúncia à prestação de serviços ao fundo de investimentos citado na Operação Carbono Oculto, que investiga fraudes e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis.
  • Em nota, o banco declarou ter decidido “renunciar nesta data à prestação de todos os serviços ao Fundo” até que os fatos sejam esclarecidos.
  • O fundo em questão é o Radford Fundo de Investimento Financeiro Multimercado Crédito Privado, que, segundo o Genial, foi originalmente estruturado por outros prestadores de serviços essenciais e transferido para sua gestão apenas em agosto de 2024.

Logo do Banco Genial

Divulgação

O Banco Genial anunciou nesta quinta-feira (28) a renúncia à prestação de serviços ao fundo de investimentos citado na Operação Carbono Oculto, que investiga fraudes e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis. A instituição afirmou que não foi notificada oficialmente sobre a investigação e que tomou conhecimento do caso apenas pela imprensa.

Leia mais:
Fraude de R$ 140 bilhões leva Receita a impor novas regras para fintechs; entenda como será
Usinas, portos e imóveis de luxo estão entre os bens de facções bloqueados em megaoperação; valor chega a R$ 3,2 bi
PF apura vazamento de informação em operação que envolveu a Faria Lima, número de foragidos chama atenção

Em nota, o banco declarou ter decidido “renunciar nesta data à prestação de todos os serviços ao Fundo” até que os fatos sejam esclarecidos. O fundo em questão é o Radford Fundo de Investimento Financeiro Multimercado Crédito Privado, que, segundo o Genial, foi originalmente estruturado por outros prestadores de serviços essenciais e transferido para sua gestão apenas em agosto de 2024.

O Genial ressaltou que, na ocasião, promoveu “as devidas diligências, abrangendo o investidor exclusivo e os ativos que integravam a carteira” e que, desde então, o fundo passou a operar nos termos do regulamento da instituição.

Apesar de ter sido citado no relatório do Ministério Público de São Paulo (MPSP), o banco reafirma que não recebeu qualquer comunicação oficial sobre investigações em andamento.

A instituição finalizou a nota destacando que está “inteiramente à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira