CNBC

CNBCConcorrente da Wikipedia movido por IA de Elon Musk entra no ar após lançamento turbulento

Economia Brasileira

Quatro meses após denúncias, Congresso instala CPMI para investigar fraudes no INSS

Publicado 20/08/2025 • 10:35 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • O Congresso Nacional instala nesta quarta-feira (20) a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
  • A reunião de instalação está prevista para as 11h (horário de Brasília), quando deputados e senadores elegerão o presidente e o vice-presidente da comissão, além de indicar o relator.

O Congresso Nacional instala nesta quarta-feira (20) a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A reunião de instalação está prevista para as 11h (horário de Brasília), quando deputados e senadores elegerão o presidente e o vice-presidente da comissão, além de indicar o relator.

A CPMI tem como objetivo apurar descontos indevidos em benefícios pagos a segurados do INSS. O pedido de criação da comissão foi apresentado em 12 de maio pela senadora Damares Alves e pela deputada Coronel Fernanda.

A investigação é baseada em denúncias divulgadas em abril deste ano pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União, que apontam um esquema de cobrança de mensalidades indevidas e corrupção.

Leia também:

INSS suspende Banco Agibank como pagador da folha de benefícios por irregularidades

INSS: 1,1 milhão de aposentados serão ressarcidos até 30 de julho

A comissão será composta por 15 senadores e 15 deputados, além de um integrante de cada casa representando a minoria, totalizando 32 titulares e 32 suplentes. As indicações devem respeitar o princípio da proporcionalidade partidária.

Especialistas e parlamentares ressaltam que a investigação precisa focar na apuração dos responsáveis e na correção dos problemas, evitando que fraudes semelhantes voltem a ocorrer.

O acompanhamento do caso também gera pressão sobre o Palácio do Planalto, já que envolve benefícios de aposentados e pessoas que dependem desses pagamentos.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;