Samsung aposta em IA para superar crescimento global em smartphones e eletrodomésticos
Meta encerra programa de checagem de fatos para ‘restaurar liberdade de expressão’
CEO da Nippon Steel mantém plano de adquirir a U.S. Steel após processar governo Biden
Zona do Euro: Inflação sobe para 2,4% em dezembro, em linha com as expectativas
Dana White, CEO do UFC e amigo de Trump, será do conselho da Meta
Publicado 06/01/2025 • 07:30
KEY POINTS
Cris Faga/NurPhoto via Reuters
A primeira semana útil do ano promete movimentações tanto no cenário econômico quanto político. A partir desta segunda-feira (6), investidores estarão atentos à divulgação do primeiro boletim Focus do ano e à volta do presidente Lula ao Palácio do Planalto, após semanas de recuperação.
No decorrer da semana, a agenda traz a divulgação da ata do FOMC na quarta-feira (8), além do IPCA de dezembro na sexta-feira (10), que deve sinalizar os rumos da inflação e dos juros no Brasil, e o payroll, relatório de empregos dos EUA.
Na segunda-feira (6), o primeiro boletim Focus de 2025 será divulgado, trazendo importantes expectativas sobre a economia. O último de 2024 os analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central esperando uma inflação de 4,95% par 2025, ultrapassando o teto da meta de 4,5%
No mesmo dia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retorna ao Palácio do Planalto após semanas de recuperação, em meio a um cenário político delicado, com impasses sobre as emendas parlamentares que ainda travam o Orçamento.
Na quarta-feira (8), será divulgada a ata da última reunião do FOMC, a “versão norte-americana do Copom”. Investidores estarão atentos à busca por pistas sobre os próximos passos da política monetária do Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA.
Na sexta-feira (10), o foco fica para o IPCA de dezembro, que trará uma atualização sobre a trajetória da inflação no Brasil — o que pode impactar os rumos da Selic. No mesmo dia também será divulgado o payroll, o relatório de empregos dos EUA, um dos principais indicadores da economia americana.
Além disso, ronda a expectativa se o Banco Central vai fazer mais leilões para segurar o valor do dólar.
Mais lidas
Globo de Ouro: Fernanda Torres e outros premiados ganham bolsa com presentes de R$ 6 milhões
CES 2025 começa nesta terça-feira com foco em Inteligência Artificial
Samsung aposta em IA para superar crescimento global em smartphones e eletrodomésticos
Meta encerra programa de checagem de fatos para 'restaurar liberdade de expressão'
'A competição é grande, mas quem criar diferenciação vence', diz fundador do Grupo Morana