CNBC
O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa durante uma reunião de gabinete na Sala do Gabinete da Casa Branca, em Washington, DC, em 30 de abril de 2025.

CNBCWashington D.C. processa Trump por tomada federal do controle da polícia

Economia Brasileira

Guerra tarifária deve pressionar preços de imóveis no Brasil, diz CEO do GRI Club

Publicado 18/04/2025 • 15:51 | Atualizado há 4 meses

RedaçãoTimes Brasil

KEY POINTS

  • A guerra tarifária, iniciada pelos Estados Unidos, deve adicionar uma “camada extra de tensão” no mercado imobiliário brasileiro, segundo Gustavo Favaron, CEO do GRI Club.
  • "O momento tende a pressionar os preços de insumos básicos, como aço, alumínio e até maquinário. Isso, inevitavelmente, encarece o custo das obras e é repassado ao consumidor final", disse em entrevista ao Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nesta sexta-feira (18). 
  • Apesar de o preço dos imóveis já estar em alta por fatores como o dólar elevado e a dificuldade de acesso a crédito, Favaron acredita que o atual cenário internacional agrava a situação.

A guerra tarifária, iniciada pelos Estados Unidos, deve adicionar uma “camada extra de tensão” no mercado imobiliário brasileiro, segundo Gustavo Favaron, CEO do GRI Club. “O momento tende a pressionar os preços de insumos básicos, como aço, alumínio e até maquinário. Isso, inevitavelmente, encarece o custo das obras e é repassado ao consumidor final”, disse o executivo em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta sexta-feira (18). 

Leia também:

Apesar de o preço dos imóveis já estar em alta por fatores como o dólar elevado e a dificuldade de acesso a crédito, Favaron acredita que o atual cenário internacional agrava a situação. “Hoje, com juros imobiliários acima de 12% e um ambiente de incerteza global, o consumidor pensa duas vezes antes de comprar um imóvel”, avaliou.

Segundo ele, o medo de uma recessão e a insegurança sobre o futuro profissional pesam nas decisões de compra.

Favaron também comentou que, mesmo com as barreiras tarifárias, é improvável que os insumos sejam redirecionados ao mercado interno a preços mais baixos. “Se o produtor brasileiro pode vender mais caro no exterior, por que venderia mais barato aqui dentro?”, questionou. O especialista destacou, no entanto, que esse cenário pode acelerar o uso de novas metodologias construtivas no país.

___

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira