Jerome Powell, presidente do banco central dos EUA

CNBC Presidente do Fed diz que banco central dos EUA não precisa ter pressa para reduzir taxas de juros

Economia Brasileira

IPCA desacelera e fica em 0,16% em janeiro, menor taxa para o mês desde o Plano Real

Publicado 11/02/2025 • 09:23

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, fechou o mês de janeiro com alta de 0,16%, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
  • Essa variação é a menor para um mês de janeiro desde a implantação do Plano Real, em 1994.
  • O índice ficou 0,36 ponto percentual abaixo da taxa registrada no mês anterior, de 0,52%.

Pixabay

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, fechou o mês de janeiro com alta de 0,16%, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Essa variação é a menor para um mês de janeiro desde a implantação do Plano Real, em 1994

O índice ficou 0,36 ponto percentual abaixo da taxa registrada no mês anterior, de 0,52%. Em comparação com dezembro de 2024, quando a variação foi de 0,42%, o resultado do mês reflete uma desaceleração dos preços no início do ano.

No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA apresenta uma alta de 4,56%.

O grupo Transportes, com alta de 1,30%, e de Alimentação e bebidas (0,96%) são os grupos com as maiores variações positivas no IPCA de janeiro.

A alimentação no domicílio subiu 1,07%, influenciada pelas altas da cenoura (36,14%), do tomate (20,27%), e do café moído (8,56%). Por outro lado, sobressaíram as quedas da batata-inglesa (-9,12%) e do leite longa vida (-1,53%).

Na parte de Transportes, o que mais causou impacto foram as passagens aéreas, com alta de mais de 10%. Em seguida aparece o ônibus urbano, afetado diretamente pela alta nas passagens.

“O aumento das passagens do transporte público e o aumento expressivo da alimentação pesaram no índice. O nosso café, por exemplo, continua ficando cada vez mais caro”, explicou Jeff Patzlaff, planejador financeiro, em entrevista ao jornal ‘Agora’ desta terça-feira (11).

Para Marcelo Bolzan, sócio da The Hill Capital, essa desaceleração do IPCA de janeiro não será o que veremos nos próximos meses. “Pelo contrário. Esperamos uma aceleração da inflação ao longo do ano”, disse.

“Vimos uma escalada do câmbio e isso tem um impacto direto em toda a cadeia. A alta tende a acontecer em todo o ano. Esperamos, inclusive, que a inflação continue estourado ao longo de 2025”, explicou Bolzan, em entrevista ao jornal ‘Real Time’.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings

MAIS EM Economia Brasileira