Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Justiça do DF impede compra do Banco Master pelo BRB
Publicado 13/08/2025 • 21:17 | Atualizado há 3 horas
Casa Branca reduz expectativas para cúpula entre Trump e Putin
Games e IA expandem receita trimestral da gigante chinesa Tencent
Sphere de Las Vegas vende 120 mil ingressos para sessões ‘revolucionárias’ de ‘O Mágico de Oz’
Aaron Rodgers, da NFL, aposta em startup para criar o “LinkedIn dos atletas”
Candidatos ao Fed, Miran e Bullard dizem que tarifas de Trump não causam inflação
Publicado 13/08/2025 • 21:17 | Atualizado há 3 horas
Banco Master
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) barrou a compra de parte do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB) antes de um aval a Câmara Legislativa do DF e da assembleia de acionistas do BRB. No entanto, a decisão do TJDFT autoriza a continuidade dos atos preparatórios necessários à operação.
A compra do Master pelo BRB havia sido autorizada pelo Cade e previa que a instituição de Brasília ficaria com 49% das ações ordinárias (capital votante) e 100% das preferenciais do Banco Master, atualmente detidas pela Master Holding Financeira S.A. (“Master Holding”) e DV Holding Financeira S.A. (“DV Holding”), ambas integralmente controladas por Daniel Bueno Vorcaro.
Isso resulta em uma aquisição de 58,04% do capital social do banco. “Como resultado da operação, é informado que o BRB terá o controle compartilhado no Banco Master”, diz o processo.
Leia mais:
Cade aprova venda de usinas da Raízen à Thopen Energy; negócio pode chegar a R$ 600 milhões
Em nota, o BRB informa que tomou conhecimento da decisão do TJDFT na tarde desta quarta-feira (13), e que respeita a decisão da Justiça. E disse ainda que “que irá submeter Projeto de Lei à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), além de recorrer da decisão”.
O BRB reitera que a transação permanece condicionada ao cumprimento de etapas e aprovações regulatórias e reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência e o respeito às instituições competentes
Março – Aprovação inicial
O Conselho de Administração do Banco de Brasília (BRB) aprovou a compra de uma participação majoritária no Banco Master, no valor aproximado de R$ 2 bilhões. O acordo previa a aquisição de 58% do capital total, incluindo 49% das ações ordinárias, com o objetivo de expandir a presença do BRB no mercado nacional.
Abril/maio – Primeiros obstáculos
A transação enfrentou questionamentos judiciais e regulatórios. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), entre outras entidades, solicitou a suspensão do negócio. A Justiça do Distrito Federal chegou a conceder liminar que impedia a assinatura do contrato definitivo, condicionando o avanço à aprovação prévia de órgãos como a Câmara Legislativa do DF.
Maio de 2025 – continuidade liberada
A liminar que bloqueava a assinatura do contrato foi derrubada, permitindo que a operação seguisse adiante. A decisão judicial destacou, porém, que a conclusão da aquisição ainda dependia das aprovações de órgãos reguladores, como o Banco Central (BC) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Junho de 2005
A Superintendência-Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprova, sem restrições, a aquisição do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB).
13 de Julho de 2025
TJDFT volta a barrar a compra antes de um aval a Câmara Legislativa do DF e da assembleia de acionistas do BRB.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Pacote antitarifaço alivia pressão imediata, mas não resolve crise de competitividade, alertam economistas
EXCLUSIVO: Parceria com Einstein vai levar atendimento médico a 100 mil no campo, diz presidente da CNA ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC
Justiça do DF impede compra do Banco Master pelo BRB
Henrique Meirelles: pacote antitarifaço é adequado, mas 'não resolve todas as questões fiscais'
Em dia de anúncio contra tarifaço, Tarcísio dispara contra Lula e PT: “é só trocar o piloto, porque o carro é bom”