Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Justiça restabelece moratória da soja e impede compra de grãos de áreas desmatadas na Amazônia
Publicado 26/08/2025 • 23:14 | Atualizado há 5 meses
Como remédios para obesidade podem engordar as contas das companhias aéreas
Principais analistas de Wall Street estão confiantes em três ações para o longo prazo; saiba quais são
O desafio de Warren Buffett: a pergunta que ele fazia a estudantes pode mudar seu futuro financeiro
Ações de montadoras despencam após ameaça de tarifas de Trump por causa da Groenlândia
Crescimento da China desacelera no quarto trimestre, o mais fraco em quase três anos
Publicado 26/08/2025 • 23:14 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Colheita de soja
Wenderson Araujo/Trilux
A Justiça Federal em Brasília derrubou a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que havia suspendido a moratória da soja — acordo que proíbe a compra de grãos cultivados em áreas desmatadas da Amazônia.
A decisão foi tomada pela juíza Adverci Rates Mendes de Abreu, da 20ª Vara Federal, em resposta a um pedido da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). A entidade alegou que o Cade ignorou manifestações técnicas e jurídicas e acabou interferindo na política ambiental do país.
Na sentença, divulgada na segunda-feira (26), a magistrada destacou que a suspensão não foi analisada pelo colegiado do Cade e deixou de considerar pareceres da Advocacia-Geral da União (AGU), do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério do Meio Ambiente.
“A Moratória da Soja, vigente desde 2006, possui natureza voluntária, é integrada por diversos entes públicos e privados e vem sendo reconhecida como instrumento de fomento ao desenvolvimento sustentável. Em sede de cognição sumária, afigura-se desproporcional e prematura a sua desarticulação imediata por meio de decisão monocrática, desacompanhada de debate colegiado e sem enfrentamento concreto dos argumentos técnicos oferecidos no procedimento originário”, escreveu a juíza.do que os traders abandonassem o compromisso em até dez dias, sob pena de multas.
Leia também:
Semana começa tensa para agronegócio com expectativa de recursos contra suspensão da Moratória da Soja
Soja brasileira domina mercado da China enquanto EUA perdem espaço
Acordo inédito para exportação de sorgo abre nova fronteira para o agronegócio brasileiro
A medida cautelar foi adotada em 18 de agosto, quando a Superintendência-Geral do Cade determinou a suspensão imediata do pacto firmado em 2006, que proíbe a compra de soja produzida em áreas desmatadas da Amazônia após julho de 2008. Além disso, instaurou um inquérito administrativo contra as entidades e empresas envolvidas.
A determinação do Cade teve reação foi imediata por parte de ambientalistas e do governo. O Ministério do Meio Ambiente (MMA), assim como entidades como Greenpeace e WWF, alertaram para o risco de retrocessos no combate ao desmatamento. A moratória é considerada internacionalmente um dos instrumentos mais eficazes de autorregulação do agronegócio brasileiro.
“Sem a Moratória da Soja, considerada um dos acordos multisetoriais mais eficazes do mundo, abre-se caminho para a soja voltar a ser um grande vetor de desmatamento na Amazônia, e isso enterrará qualquer chance de o Brasil cumprir suas metas climáticas”, afirmou a coordenadora de florestas do Greenpeace Brasil, Cristiane Mazzetti, à Agência Brasil.
O WWF Brasil avaliou por meio de nota, que a representação que questiona a Moratória da soja é uma tentativa de expandir a agropecuária de forma desordenada na Amazônia, destruindo a floresta e colocando em risco o futuro do Brasil. “Com uma abordagem claramente negacionista dos efeitos das mudanças climáticas, que já impactam severamente a produção rural brasileira, esses grupos representam a visão mais retrógrada do agro brasileiro”, destaca a organização.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streaming
Mais lidas
1
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
2
O desafio de Warren Buffett: a pergunta que ele fazia a estudantes pode mudar seu futuro financeiro
3
Times I CNBC fecha 2025 como emissora de jornalismo de negócios de maior audiência do Brasil
4
Morre aos 93 anos Valentino, ícone da moda italiana
5
Até quando as empresas podem aderir ao Simples Nacional em 2026? Veja datas