CNBC

CNBCPrincipais analistas de Wall Street estão confiantes em três ações para o longo prazo; saiba quais são

Economia Brasileira

Mercado de livros soma 54 mil empresas ativas e vai continuar em alta em 2026, aponta CBL

Publicado 18/01/2026 • 18:45 | Atualizado há 15 minutos

KEY POINTS

  • Levantamento da Câmara Brasileira do Livro mostra que o total de empresas e estabelecimentos ativos do setor ultrapassou 54 mil em 2025, crescimento acumulado de 13% em relação a 2023.
  • O retrato revela ainda um ramo de base empreendedora, formado por empresários individuais (59%), sendo a maior parte deles (83%) microempreendedores.
  • O estudo, feito em parceria com a Analytics Valuation Reporting Insights (AVRI), também detalha o peso do comércio varejista de livros na estrutura do setor.
Estantes baixas de uma livraria

Freepik

O setor editorial e livreiro entra em 2026 otimista após registrar expansão no número de empresas e ampliar sua presença territorial no país. Pela primeira vez, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) realizou um mapeamento aprofundado do comportamento do mercado e identificou que o total de empresas e estabelecimentos ativos ultrapassou 54 mil em 2025, crescimento acumulado de 13% em relação a 2023. 

O retrato revela ainda um ramo de base empreendedora, formado por empresários individuais (59%), sendo a maior parte deles (83%) microempreendedores. Em entrevista à Agência DC News a presidente da CBL, Sevani Matos, afirma que o mapeamento foi fundamental para dimensionar o mercado e, com base nos dados, é possível ver um cenário otimista. 

“Queremos manter essa trajetória de crescimento e qualificação.” 

O estudo, feito em parceria com a Analytics Valuation Reporting Insights (AVRI), também detalha o peso do comércio varejista de livros na estrutura do setor. A cadeia do livro está presente em 2.495 municípios brasileiros, mas ainda carrega forte concentração regional no emprego: o comércio varejista de livros, principal empregador do segmento com cerca de 27 mil postos de trabalho diretos, tem 56% dessas vagas no Sudeste. 

Leia também: O livro improvável que o co-CEO da Netflix usa como manual de liderança; confira

No total, são 70 mil vagas espalhadas no varejo, nos serviços e na indústria. Além do retrato econômico, o levantamento buscou medir impactos no desenvolvimento local e identificou que, nos 1.830 municípios com livrarias, o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) — indicador que avalia desempenho socioeconômico, ambiental e de governança — é cerca de 3% superior à média nacional. 

“Isso reforça o livro e a livraria como infraestrutura cultural que se conecta à educação, à cultura e ao desenvolvimento”, disse a executiva. 

Matos, que também é diretora-geral da VR Editora, iniciou seu mandato na CBL em 2023 e foi reeleita em fevereiro de 2025, com gestão estendida até 2027. Um dos fatores para a recondução, segundo ela, foi o empenho em mapear o setor e revelar dores e oportunidades dos empresários. 

Entre os desafios, Matos aponta que um mercado majoritariamente composto por microempresas e empresários individuais exige esforço coordenado da entidade, do poder público e da iniciativa privada para avançar na profissionalização, gestão e eficiência. 

Do lado das oportunidades, a presidente da CBL destaca inovação, melhor distribuição e presença digital como apostas para sustentar o crescimento, em um cenário em que a expansão depende não apenas da abertura de pontos de venda, mas da sustentabilidade do negócio. 

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;