Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Novos acordos Brasil-Índia visam fortalecer relações comerciais entre os países
Publicado 14/10/2025 • 11:49 | Atualizado há 3 meses
Publicado 14/10/2025 • 11:49 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Brasília (DF), 08/07/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em cerimônia oficial no Palácio da Alvorada. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O governo brasileiro oficializou três medidas que têm por objetivo incrementar as relações comerciais entre Brasil e Índia. O presidente em exercício Geraldo Alckmin, que também é ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, assinou na segunda-feira (13) dois decretos que implementam instrumentos de cooperação jurídica e econômica entre os países, publicados nessa terça-feira no Diário Oficial da União.
A publicação antecede a missão oficial brasileira que partiu também nesta terça para a Índia, liderada por Alckmin, com foco em aumentar o fluxo bilateral de comércio e investimentos.
Um dos decretos promulga o Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI), aprovado pelo Congresso Nacional em setembro. O Acordo tem previsão de entrar em vigor em 21/12/2025 e busca promover a cooperação, facilitação e incentivo aos investimentos bilaterais, estimulando a atividade empresarial e o desenvolvimento econômico sustentável.
Outro decreto assinado por Alckmin tem como objetivo eliminar ou minimizar a dupla tributação de imposto de renda – quando uma mesma atividade econômica é tributada nos dois países – e prevenir a evasão ou elisão fiscal, favorecendo investidores e reforçando a cooperação entre as administrações tributárias do Brasil e da Índia.
Esse instrumento atualiza a Convenção sobre Bitributação e Evasão Fiscal de 1988, entre Brasil e Índia, e está previsto para entrar em vigor para o Brasil em 18 de outubro de 2025.
Já a mensagem presidencial se refere ao Acordo sobre a Troca e a Proteção Mútua de Informação Classificadas. O acordo disciplina a troca dessas informações no âmbito de instrumentos de cooperação, contratos e outros acordos, no interesse da segurança nacional.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Ações da Stellantis caem 43% enquanto fabricante da Jeep completa cinco anos e executa reestruturação
2
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
3
Growth anuncia Diego Freitas como CEO após saída dos fundadores Fernando e Eduardo Dasi
4
Quem é a família Santo Domingo, bilionária que quer comprar o Santos FC
5
Falta de mecânicos vira trunfo estratégico do Brasil na aviação global