CNBC
Jeff Bezos, fundador e presidente executivo da Amazon, sobe ao palco durante o DealBook Summit anual do The New York Times, no Jazz at Lincoln Center, na cidade de Nova York, em 4 de dezembro de 2024.

CNBCJeff Bezos vê “bolha industrial” na IA, mas aposta em benefícios “gigantescos” para a sociedade

Economia Brasileira

Valorização do real e tarifa americana pressionam rentabilidade das exportações brasileiras

Publicado 04/10/2025 • 21:48 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • A rentabilidade das exportações brasileiras sofreu forte queda em agosto, afetando indústria, setores extrativos e agropecuária.
  • Os dados são da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex).
  • O resultado refletiu a valorização do real, redução dos preços médios de embarque e aumento dos custos de produção, especialmente salários e serviços.
Exportações da indústria de transformação alcançam recorde em 2024.

Pexels

Exportações

A rentabilidade das exportações brasileiras sofreu forte queda em agosto, afetando indústria, setores extrativos e agropecuária, de acordo com dados da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex).

O resultado refletiu a valorização do real, redução dos preços médios de embarque e aumento dos custos de produção, especialmente salários e serviços.

Queda generalizada das margens de lucro

Em termos gerais, a margem de lucro das exportações caiu 7,7% em agosto ante o mesmo mês de 2024. No acumulado do ano, ainda há leve crescimento, de 0,9%, mas a tendência indica desaceleração, com expectativa de encerramento de 2025 próximo a uma retração de 1% em relação ao ano passado. Entre os setores mais afetados estão pesca e aquicultura, celulose e papel, além de petróleo e gás.

A valorização do real reduziu a receita em reais obtida pelos exportadores, enquanto os custos de produção subiram 2,7%, impulsionados principalmente por serviços e salários, com alta de 5,2% em agosto frente a igual período de 2024. Já os insumos importados registraram queda, mas não foram suficientes para compensar os demais aumentos de custo.

Efeito do “tarifaço” e redirecionamento de exportações

Além do impacto cambial e dos custos internos, os exportadores brasileiros tiveram de lidar com o chamado “tarifaço” aplicado pelo governo dos Estados Unidos, que elevou tarifas sobre produtos como madeira e móveis.

A medida forçou muitos setores a reduzir preços médios de embarque, pressionando ainda mais as margens. Entre as atividades afetadas estão o setor calçadista e artigos de couro, com perdas de até 11% na rentabilidade em agosto ante 2024.

Para contornar o efeito das tarifas, empresas redirecionaram parte das exportações para outros mercados, mas isso também contribuiu para a queda de preços. Dados da FGV Ibre mostram que produtos semimanufaturados de ferro ou aço tiveram queda de 28,3% nas exportações para os EUA em agosto, enquanto vendas para outros países subiram quase 100%. Já a carne bovina desossada caiu 47,4% nos embarques americanos, com aumento de 67,9% para outros destinos.

Leia mais:
Brasileiro viaja igual, mas gasta mais: turismo interno movimenta R$ 22,8 bi; saiba quais os estados onde mais se gasta
Tarifas dos EUA provocam queda de 8,6% na produção de madeira e extrativos no Brasil

Segundo especialistas, a tendência é de manutenção da pressão sobre as margens nos próximos meses. “A combinação de valorização do real, preços internacionais em desaceleração e incerteza sobre a política tarifária americana deve continuar afetando os exportadores”, afirma José Augusto de Castro, presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil.

O cenário reforça a necessidade de estratégias de curto prazo para mitigar perdas, mas especialistas alertam que soluções como absorção parcial das tarifas pelos importadores americanos não são sustentáveis no longo prazo.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;