CNBC

CNBCConcorrente da Wikipedia movido por IA de Elon Musk entra no ar após lançamento turbulento

Economia Brasileira

Relator propõe abertura total do mercado de energia em até três anos

Publicado 28/10/2025 • 20:02 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Proposta inclui prazos diferenciados: Braga prevê que consumidores de baixa tensão — como residências e pequenos comércios — tenham até 24 meses para aderir ao novo modelo; os demais terão 36 meses.
  • Braga prevê maior concorrência e redução de custos: o relatório permite negociação direta com geradores e comercializadores e prevê plano nacional de comunicação para orientar os consumidores sobre a migração ao mercado livre.

Unsplash.

Torres de energia.

O senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da Medida Provisória 1.304/2025, que trata da reforma do setor elétrico, incluiu em seu relatório a proposta de abertura total do mercado de energia elétrica para todos os consumidores em até 36 meses, ou três anos.

Segundo o parecer, haverá um cronograma específico para usuários de baixa tensão — consumidores com carga inferior a 2,3 kV, como residências, pequenos comércios, indústrias e propriedades rurais. Para esse grupo, o prazo será de até 24 meses, enquanto o limite de 36 meses valerá para os demais consumidores. A contagem começa a partir da entrada em vigor do texto, caso seja aprovado.

Leia mais:
EUA anunciam investimento de US$ 80 bilhões em novos reatores nucleares para impulsionar energia e IA
EUA e Japão fecham acordos sobre terras raras e energia nuclear antes do encontro de Trump com Xi Jinping
Presidente da AXIA Energia, ex-Eletrobras, diz que mudança de nome visa manter clientes e vê perspectiva de crescimento

No mercado livre de energia, os consumidores deixam de ficar restritos à distribuidora local, podendo negociar preços e condições diretamente com geradores e comercializadores, o que pode representar redução de custos.

A proposta inicial do governo previa uma abertura gradual, com acesso liberado a um grupo maior de consumidores industriais e comerciais a partir de agosto de 2026, e expansão para todos os consumidores, inclusive residenciais, a partir de dezembro de 2027.

Um ponto de atenção destacado no relatório é o uso da expressão “em até”, e não “a partir de”, no prazo de abertura de mercado — o que permite antecipar a liberalização total.

O texto também prevê a execução de um plano de comunicação nacional para informar e orientar os consumidores sobre o processo de migração para o Ambiente de Contratação Livre (ACL), garantindo que a transição ocorra de forma gradual e consciente.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;