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EXCLUSIVO: CMO afirma que Bradesco aposta em escuta ativa e quer clientes como porta-vozes em estratégias de marketing
Publicado 30/09/2025 • 21:29 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 30/09/2025 • 21:29 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O fortalecimento do relacionamento com clientes e a valorização da escuta ativa estão no centro da estratégia de marketing do Bradesco. A CMO do banco, Nathalia Garcia, destacou que a instituição aposta menos em celebridades e mais em clientes como protagonistas da comunicação. “O conquistar é importante, mas o manter, criar um relacionamento, é super importante e é o que a gente acredita”, afirmou.
“O Bradesco é uma marca que gosta de relações duradouras. Prezamos por perpetuidade, e isso representa uma grande responsabilidade no momento em que iniciamos uma relação com o cliente”, enfatizou Garcia em entrevista ao Jornal Times Brasil – Exclusivo CNBC.
Nathalia Garcia explicou que o desafio do setor não está apenas em conquistar clientes, mas principalmente em manter vínculos sólidos. Segundo ela, a construção de parcerias depende de compreender objetivos individuais e oferecer soluções personalizadas.
Ela acrescentou que a escuta ativa se tornou essencial para identificar necessidades e garantir entregas que vão além de produtos e serviços, consolidando o banco como parceiro dos clientes.
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A executiva destacou que a instituição financeira vem substituindo celebridades por clientes reais como porta-vozes da marca. “Não são celebridades, mas clientes que facilitam a interlocução e a apresentação da marca. O mais importante é trazer pessoas que tenham sua história relacionada ao banco”, explicou.
Segundo Garcia, essa abordagem facilita a comunicação, pois se baseia em experiências reais, evitando narrativas decoradas e aproximando a marca da vida cotidiana do público.
Apesar da natureza técnica do setor financeiro, marcado por números e resultados, o Bradesco busca humanizar a relação com seus clientes. “A verdade e a relação sem ser pautada apenas em publicidade ou contratos não são mais o principal fator de influência. Hoje, a influência vem da relação genuína”, declarou Garcia.
Ela acrescentou que as redes sociais ampliaram o alcance dessas interações, permitindo que experiências individuais influenciem grandes grupos de consumidores.
A executiva também falou sobre os desafios de se comunicar em um cenário de múltiplos canais. Sobre o assunto, Garcia ressaltou que a inteligência artificial tem sido fundamental para adaptar peças em escala e melhorar a segmentação da comunicação. No entanto, destacou que o uso de métricas, dados comportamentais e disciplina estratégica são ainda mais importantes para garantir que a mensagem chegue ao cliente certo no momento adequado.
“Métrica é tudo: disciplina, foco e responsabilidade com aquilo que estamos entregando. O Bradesco investe muito em tecnologia, mas também em inovação, governança e melhorias contínuas”, apontou a CMO.
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